O papagaio-cabeça-de-ameixa (Psittacula cyanocephala) é uma espécie de ave pertencente à familia Psittacidae e ao gênero Psittacula.
Além disso, esta espécie é endêmica do subcontinente indiano, prosperando em áreas de florestas, onde fazem das árvores seu habitat, e as usam para a reprodução.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do papagaio-cabeça-de-ameixa
O papagaio-cabeça-de-ameixa é a menor espécie do gênero Psittacula, pesando cerca de 90 g, seu tamanho é de aproximadamente 33 cm, e podem viver até 30 anos.
Além disso, esta é uma ave que em cativeiro apresenta comportamento dócil e são bastante amigáveis, o que facilitou sua domesticação.
O papagaio-cabeça-de-ameixa possui dimorfismo sexual, com os machos possuindo a cabeça de coloração vermelho-arroxeada e um anel preto em torno de seus pescoços, eles também possuem uma mancha vermelha em suas asas.
Com relação as fêmeas, possuem a cabeça com uma coloração cinza azulada e há a ausência de manchas vermelhas nas asas.
Reprodução do papagaio-cabeça-de-ameixa
Esta espécie de papagaio atingem a maturidade sexual entre os 2 e 3 anos, com o período reprodutivo indo de agosto a janeiro.
Além disso, a postura varia de 3 a 6 ovos e o tempo de incubação varia de 22 e 24 dias, os machos e as fêmeas alimentam os filhotes até que eles completem 7 semanas de vida.
Alimentação
Em cativeiro o papagaio-cabeça-de-ameixa podem ser alimentados com mistura para psitacídeos de médio porte, frutas e legumes também podem ser acrescentados na dieta dessas aves.
Habitat
Essa espécie de papagaio é endêmica do subcontinente indiano, ele habita em áreas de florestas onde fazem das árvores seu habitat e as usam para a reprodução.
Fotos do papagaio-cabeça-de-ameixa
Cuidados básico com papagaio-cabeça-de-ameixa
Alguns cuidados com os papagaios-cabeça-de-ameixa precisam ser feitos diariamente, por ex. troca da água e limpeza do aviário.
Os alimentadores automáticos devem ser limpos regularmente para evitar o crescimento de mofo de alimentos não consumidos.
Muitos pássaros adoram tomar banho e essa prática faz bem à saúde dos animais. Portanto, é uma boa ideia ter uma banheira de água limpa disponível para se refrescar o tempo todo.
É uma ave muito ativa na natureza e precisará de uma área para exercícios e brincadeiras quando estiver em cativeiro.
O ideal é tirá-lo da gaiola de 3 a 4 horas por dia, desde que esteja em um local seguro e à prova de fuga. Durante este tempo, deve ser supervisionado para evitar lesões. O dono deve ter muito tempo livre para cuidar dele.