O papagaio-charão (Amazona pretrei) é uma ave psittaciforme da família Psittacidae, conhecido como papagaio-da-serra ou simplesmente charão.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o papagaio-charão é uma espécie de papagaio endêmica do sul do Brasil, ocorre no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, regiões onde existe o pinheiro-do-paraná, de cujas sementes se alimenta.
Esta é uma espécie que mede cerca de 32 cm de comprimento, plumagem verde com máscara, encontro, álula e calções escarlates e base do bico laranja.
O papagaio-charão está ameaçado de extinção, e também é conhecido pelos nomes de charã, charão, chorão, maragato, papagaio-serrano e serrano.
Características do papagaio-charão
O papagaio-charão é uma das únicas espécies de papagaios do gênero Amazona que apresenta dimorfismo sexual.
Ambos os sexos são predominantemente de cor verde e distinguem-se pela máscara vermelha e espelhos retrovisores vermelhos, mais proeminentes no macho, com indivíduos jovens apresentando pouco vermelho.
As secundárias e parte das primárias são azuis, enquanto os colchetes são verdes com uma extremidade amarela.
Há um pequeno aquecedor de pernas vermelho nas patas, altura média: 35 cm e peso médio: 300 g.
Reprodução do papagaio-charão
O papagaio-charão põe de 2 a 4 ovos uma vez por ano, que são incubados por um período de 22 a 24 dias.
Nidifica em cavidades de árvores, nidifica e permanece no ninho por muito tempo após a eclosão dos ovos.
Alimentação
Alimenta-se principalmente das sementes do pinheiro do Paraná conífero. Também come os frutos do pinheiro bravo, guabiroba, guabiju, camboatá, murta, jabuticaba e botões florais de ipê amarelo.
Da flora exótica, pode se alimentar de canela, nêspera, pêra, sementes e botões de flores de eucalipto.
Hábitat
O papagaio-charão habita na mata Atlântica e da Mata de Araucária, habitando a parte baixa das matas ao longo dos rios, orla de plantações de eucaliptos e pinus.
Principais ameaças do
A captura de filhotes do papagaio charão para serem vendidos como animais de estimação é hoje o principal fator de risco de extinção para a espécie que a espécie se alimenta.
Desmatamento de matas nativas e mau manejo de Capões de Busch reduziram a oferta de locais de nidificação para papagaios
Fotos do papagaio-charão
Canto do papagaio-charão
Distribuição geográfica
O papagaio-charão é uma ave típica do sul do Brasil, com ocorrência atual nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.