O papagaio-da-patagónia (Cyanoliseus patagonus) é uma espécie de ave da família Psittacidae, conhecido como papagaio escavador, aratinga-da-patagónia em Portugal é conhecida simplesmente por Patagónia. Além disso, esta espécie de papagaio é a única espécie do género Cyanoliseus.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o papagaio-da-patagónia é inconfundível com um distintivo anel ocular branco, marca branca no peito, cor do corpo verde-oliva e partes inferiores de cores vivas.
Nomeados por seus hábitos de nidificação, os papagaios escavadores cavam tocas elaboradas em penhascos e ravinas para criar seus filhotes.
Eles habitam áreas abertas e secas até uma altitude de 2.000 m, uma vez abundantes na Argentina e no Chile, as populações de psitacídeos estão diminuindo devido à exploração e perseguição.
Características do papagaio-da-patagónia
O papagaio-da-patagónia medem de 39 a 52 cm de comprimento, com envergadura de 23 a 25 cm e cauda longa e graduada que pode variar de 21 a 26 cm.
Os papagaios são ligeiramente dimórficos sexualmente, com os machos sendo um pouco maiores, pesando aproximadamente 253-340 g, enquanto as fêmeas pesam 227-304 g, tornando-os o maior membro do grupo de espécies de periquitos do Novo Mundo comumente conhecido como conures.
Além disso, o papagaio-da-patagónia é um papagaio distinto, ele tem um anel ocular branco nu e uma mancha pós-ocular, a cabeça e a parte superior das costas são marrom-oliva e o pescoço e o peito são marrom-acinzentados com uma mancha peitoral esbranquiçada que é variável e raramente se estende pelo peito.
A parte inferior das coxas e o meio da barriga são vermelho-alaranjado, e acredita-se que a extensão e o tom da plumagem vermelha indiquem a qualidade do indivíduo como parceiro reprodutor e pai.
A parte inferior das costas, coxas, garupa, barriga e flancos são amarelos, e os élitros são verde-oliva, e a cauda é verde oliva com uma caixa azul quando vista de cima e marrom embaixo.
Este papagaio tem um bico cinza e íris branco-amareladas com pernas rosadas, e os imaturos parecem adultos, mas com uma mancha colorida na mandíbula superior e uma íris cinza pálida.
Reprodução do papagaio-da-patagónia
Mais conhecido por seus hábitos de nidificação, o papagaio-da-patagónia cava tocas industriosas em penhascos de calcário ou arenito, geralmente em ravinas.
Essas tocas podem ter até 3 m de profundidade em um penhasco e se conectar com outros túneis para formar um labirinto que termina em uma câmara de nidificação.
Além disso, os casais reprodutores irão reutilizar tocas de anos anteriores, mas podem aumentá-las, eles nidificam em grandes colônias, algumas das maiores já registradas para papagaios, o que acredita-se reduzir a predação.
Os papagaios tendem a escolher tocas maiores e mais altas, permitindo colônias maiores e tocas mais altas, resultando em maior sucesso reprodutivo.
Alimentação
A alimentação desta espécie de papagaio consiste em sementes, bagas, frutas e possivelmente matéria vegetal, e eles podem ser vistos se alimentando no solo ou em árvores e arbustos.
Curiosidades
O papagaio-da-patagónia também é chamado papagaios escavadores, porque cavam túneis reais de até 3 metros de profundidade nas falésias arenosas para fazer seus ninhos.
Habitat
Os seus habitats naturais são matagais secos tropicais ou subtropicais, matagais tropicais ou subtropicais de grande altitude e pastagens.
Status e relacionamento com humanos
Atualmente, o papagaio-da-patagónia tem o status de conservação da Lista Vermelha da IUCN de menor preocupação, mas as populações estão diminuindo devido à exploração para o comércio de animais selvagens e à perseguição como uma praga agrícola.
No Chile, o papagaio escavador (particularmente a subespécie C. p. bloxami) está na Lista Vermelha Nacional de Vertebrados. Está atualmente listado no Apêndice II da CITES e permite o comércio internacional.
Seus hábitos de nidificação os tornam particularmente vulneráveis à perturbação humana e à degradação do habitat.
Fotos do papagaio-da-patagónia
Distribuição geografica
O papagaio-da-patagónia pode ser encontrado em grande parte da Argentina, e há populações isoladas no centro do Chile, durante o inverno, as aves do centro e sul da Argentina até o sul do Uruguai podem migrar para o norte e se tornar aves migratórias do sul, enquanto as aves chilenas migram verticalmente para baixo para evitar elevações mais frias.
Sabe-se também que os movimentos populacionais no noroeste da Argentina ocorrem de acordo com a disponibilidade de alimentos.