O papagaio-de-porto-rico (Amazona vittata) é uma ave da família Psittacidae conhecido como Iguaca ou papagaio-porto-riquenho.
Além disso, esta é uma ave endêmica do arquipélago de Porto Rico pertencendo ao gênero Amazona.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O papagaio-de-porto-rico já foi abundante mas devido a destruição da vegetação de Porto Rico no século XIX para agricultura ele não é abundante atualmente.
No entanto, na década de 1970 ficou reduzida para 13 indivíduos, o papagaio de porto rico é um sobrevivente raro em todo o grupo de ilhas da região porto riquenha.
Características do papagaio de porto rico
O papagaio de porto rico mede cerca de 28–30 cm, ele é predominantemente verde, com a testa vermelha e anéis brancos ao redor dos olhos.
Além disso, apenas uma faixa vermelha na testa e círculos brancos ao redor dos olhos é o que lhe torna único.
No entanto, acredita-se que seus parentes mais próximos sejam a amazona cubana e a amazônia hispaniolana.
Reprodução do papagaio de porto rico
O papagaio de porto rico torna-se sexualmente maduro entre três e quatro anos de idade.
Reproduz-se uma vez por ano e é um ninho de caverna, uma vez que a fêmea põe ovos, ela permanece no ninho e incuba continuamente até a eclosão.
Os filhotes são alimentados por ambos os pais e voam 60 a 65 dias após a eclosão.
Alimentação
Este papagaio se alimenta de flores, frutos, folhas, cascas e néctar obtidos da copa da floresta.
Curiosidades
Um ponto curioso do papagaio de porto rico é que esta ave estava reduzida a 13 indivíduos na década de 1970, uma quebra demográfica que se devia majoritariamente à perda de árvores antigas com cavidades para nidificação.
Além disso, os biólogos iniciaram um programa de reprodução em cativeiro e começaram a instalar caixas de nidificação fabricadas com canos de PVC.
Hoje ao todo existem em 2020 centenas de aves selvagens e criadas em cativeiro, embora dois furacões devastadores em 2017 tenham causado contrariedades temporárias.
Fotos do papagaio de porto rico
Causa da diminuição da espécie
As principais causas da diminuição da espécie, foi principalmente pela perda de habitat, caça e captura como animais de estimação.