Papagaio do cabo: origem, características, história, alimentação e canto
O papagaio do cabo (Poicephalus robustus) é uma ave da família Psittacidae é lindamente adornado com matérias igualmente generosas de caráter teimoso e inquisitivo.
Eles estão criticamente em perigo na natureza, e não são animais de estimação fáceis, devido a serem tão teimosos e determinados.
O papagaio do cabo caracteriza-se por um cinza / verde-oliva / cabeça de ouro opaco, costas e asas verde-escuras, garupa verde e barriga com um tom levemente azul, coxas laranja ou vermelhas e uma cauda marrom ou preta. As fêmeas têm uma cor laranja avermelhada que varre a coroa.
No entanto, essas aves são conhecidas por sua variedade e a plumagem muitas vezes difere de uma ave para outra.
É frequentemente confundido com o papagaio grisalho e o papagaio-de-pescoço-castanho.
Acredita-se que existam apenas 1 000 a 1 500 destes belos pássaros deixados em estado selvagem e apenas cerca de 100 que são classificados como animais de estimação das pessoas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre esse maravilhoso pássaro e origem.
Origem:
O papagaio do cabo também conhecido como papagaio-do-congo, papagaio-cinzento ou papagaio-do-gabão, é um papagaio da família Psittacidae nativo da África subsaariana.
Características do papagaio do cabo:
O papagaio do cabo é um papagaio de tamanho médio a grande com aproximadamente 251–349 mm de comprimento e pesa aproximadamente 260–329 g.
As penas na cabeça, garganta e pescoço são amarelo-oliva a marrom-dourado, enquanto o corpo e as asas são verde-escuras.
As coxas e bordas externas das asas são laranja-avermelhadas e as penas da cauda e do voo são verde-garrafa a preto.
As fêmeas geralmente têm uma testa laranja-avermelhada, enquanto os machos têm uma coroa anterior colorida de terra escura e nenhuma coloração na testa.
Juvenis se assemelham a fêmea, mas sem vermelho nas pernas e nas bordas das asas.
Até recentemente, o papagaio do cabo não era reconhecido como uma espécie separada do papagaio-de-cabeça-cinza.
No entanto, o trabalho genético conduzido indicou clara diferenciação genética entre eles.
Apoiando recomendações anteriores de que o Papagaio do Cabo deveria ser visto como uma espécie separada, e devem ser agrupados apenas sob o complexo de espécies.
Habitat:
Este pássaro bonito pode ser encontrado nas florestas Afromontane da África do Sul.
Eles preferem montanhas em altitudes moderadas, estendendo-se desde a costa até a região central, até cerca de 1 000 metros acima do nível do mar.
Eles podem ser encontrados em áreas ricas em yellow woods.
Distribuição do papagaio do cabo:
O papagaio do Cabo é endêmico da África do Sul. É mais comumente encontrada nas florestas do Cabo Oriental, estendendo-se pela costa leste até KwaZulu e, até certo ponto em Limpopo.
No entanto, existem grandes lacunas nessa área de distribuição em que elas não são encontradas.
Alimentação do papagaio do cabo:
A comida preferida do papagaio do Cabo são as carambolas.
No entanto, como essas árvores são cada vez menos comuns, as aves precisam usar sua natureza extremamente engenhosa e optar por outras frutas e nozes, para as quais o bico forte é ideal.
Sua dieta pode incluir uma variedade heterogênea de sementes de acácia, vagens de Jacarandá e assim por diante.
Socialização do papagaio do cabo:
O papagaio do cabo se estabelece como animais de estimação bastante afetivos, apesar de serem extremamente teimosos.
Eles são inteligentes e fáceis de treinar e exigem muitos brinquedos para mantê-los ocupados.
Os jovens que amadurecem perto um do outro tendem a se adaptar mais facilmente a estar com os outros mais tarde, enquanto aqueles mantidos sozinhos ou em pares são mais propensos a exibir agressão.
Comunicação do papagaio do cabo:
O papagaio do Cabo é um pássaro vocal, com um número de chamadas e sons distintos.
Quando em voo, eles têm um grito muito chocante, enquanto eles optam por chiados mais suaves e gentis quando estão sentados em contentamento.
Aqueles mantidos como animais de estimação, muitas vezes, repetem as palavras e frases que eles são ensinados por seus donos.
Reprodução do papagaio do cabo:
Esta ave tende a fazer seu ninho no alto das árvores, no nível do dossel. Isso dificulta localizá-los e monitorar o processo de assentamento, a incubação ou o progresso dos pintos.
O que foi descoberto é que a reprodução dessas aves é mais comum entre agosto e fevereiro na natureza.
Entre dois e cinco ovos são colocados, que a fêmea incuba por cerca de um mês.
Uma vez incubados, os pintinhos levam entre 55 e 79 dias para se reproduzirem.
Eles atingem a maturidade sexual por volta dos cinco anos de idade, estas estatísticas são baseadas em pesquisas limitadas, no entanto.
Predadores do papagaio do cabo:
As maiores ameaças enfrentadas pelo papagaio do cabo são a perda de habitat (devido à exploração madeireira, urbanização e poluição).
E o mercado ilegal de aves (embora menos comum atualmente, existem regulamentações rígidas para proteger essas espécies).
Existem também algumas doenças às quais esta espécie é particularmente propensa.
Como o papagaio mais ameaçado da África do Sul, é essencial que medidas rigorosas sejam tomadas para preservar essas belas criaturas, e rapidamente.
Comportamento do papagaio do cabo:
Por períodos de tempo o papagaio do cabo pode ser bem comportado e fácil de lidar, mas de vez em quando do nada ele vai fazer uma birra.
De repente, ele decide que não quer entrar na gaiola ou não quer ser tratado por você e estará voando por todo o lugar para evitá-lo.
Se conseguir colocar as mãos nele, ele estará jogando o bico em todo o lugar e mordendo como um louco.
Em circunstâncias normais, ele não morde ninguém, no entanto, quando ele está nervoso e da um ataque ele morde muito forte.
Esses feitiços de mau humor parecem acontecer a cada vários meses e continuam voltando.
Com grandes esforços deve-se resolver essas questões (e até para fazer treinamento preventivo quando as coisas estão normais).