O papagaio-do-mangue (Amazona amazonica) é uma espécie de ave da família Psittacidae também conhecido aiurucatinga, ajurucatinga, ajurucuruca, papagaio-poaieiro, kuritzaká, curau, papagaio-grego e curuca.
Esta espécie de papagaio não está classificada em nenhuma categoria de ameaça a nível global, embora seja a segunda mais perseguida pelo tráfico, do seu gênero.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Subespécies
O papagaio-do-mangue possui duas subespécies reconhecidas:
– Amazona amazonica amazonica: ocorre no Leste da Colômbia até a Venezuela, nas Guianas, no Norte da Bolívia e em grande parte do território nacional, atingindo até os estados da região sudeste do Brasil;
– Amazona amazonica tobagensis: ocorre nas ilhas de Trinidad e Tobago no Caribe.
Características do papagaio-do-mangue
O papagaio-do-mangue mede entre 31 e 34 centímetro de comprimento e pesa entre 298 e 469 gramas.
Possui a plumagem geral na coloração verde e o bico é amarelado na base, com o restante cinza escuro.
Menos cabeçudo em relação ao corpo, o adulto tem a coroa, parte do rosto e garganta de cor amarela.
Uma larga e conspícua faixa azul clara, partindo das flores e alcançando o fundo dos olhos, separa a coroa da face amarela.
Possui uma gama de vocalizações assobiadas e suaves, algumas das quais lembram as da maitaca (razão do nome trompetista).
Reprodução do papagaio-do-mangue
Geralmente se reproduz na segunda metade do ano e constrói ninhos em cavidades, aproveitando cavidades de árvores, paredões rochosos e cupinzeiros.
É uma espécie monogâmica (o par fica junto por toda a vida), eles colocam 3 ovos que eclodem após 29 dias de incubação.
No entanto, ninhos com 4 ovos já foram observados em outros estudos, vive de 50 a 60 anos.
Geralmente, um filhote deixa o ninho após 2 meses após o nascimento, chocado pela fêmea, aparentemente se multiplica no final da estação seca.
Alimentação
O papagaio-do-mangue se alimenta- de sementes, frutos, flores e folhas.
Hábitat
Esta espécie é comum em matas de galeria, várzeas, pântanos arborizados e manguezais, e geralmente passa a noite e se reproduz em ilhas florestadas.
O papagaio-do-mangue vive em bandos de até 8 indivíduos, reunindo-se às centenas para passar a noite quando fazem muito barulho.
Já na região sudeste, onde há várias observações, bandos empoleiram-se em plantações de eucalipto onde se camuflam entre a copa das árvores para evitar a predação de gaviões.
Fotos do papagaio-do-mangue
Distribuição geográfica
O papagaio-do-mangue pode ser encontrado na América do Sul, principalmente no leste dos Andes, da Colômbia até o sudeste do Brasil.
Ele também ocorre ao longo do leste e sul da Colômbia, leste do Equador, leste do Peru e Bolívia.
Por outro lado, no Brasil a espécie é encontrada na Bacia Amazônica, Amazonas, Mato Grosso (sendo ausente no sudoeste do pantanal), Pará, Goiás, Maranhão, Piauí, Bahia, Espírito Santo, norte do Rio de Janeiro, noroeste e norte de São Paulo e norte do Paraná.