Papagaio mulga: origem, características, alimentação, reprodução e curiosidades
O papagaio mulga ( Psephotus varius ) é um pássaro que pertence a família Psittaculidae popularmente conhecido como mulga.
Além disso, esta espécie de papagaio são comumente chamados de papagaios multicoloridos.
O nome “mulga” vem do tipo de vegetação preferido deles, enquanto o nome comum é derivado da plumagem colorida do macho.
Eles são endêmicos para os pastos áridos de mulga e pastagens levemente de madeira no interior do sul da Austrália.
Eles também podem ser encontrados ao longo de margens de rios arborizados. Eles geralmente são vistos em grupos familiares e são bastante confidenciais.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre esse maravilhoso pássaro e origem.
Origem do papagaio mulga
Originário da Amazona o papagaio mulga pode estar presente desde o México até a Bolívia, além de estar presente no norte do Mato Grosso e leste do Pará.
Características do papagaio mulga
Papagaio mulga macho
Sua coloração do mulga macho é verde com alguns destaques coloridos.
Além disso, a parte superior é um verde brilhante e o peito inferior é um verde mais claro, o abdômen e as coxas do pássaro são amarelos, marcados de vermelho-alaranjado.
Por outro lado a testa é amarela, e há uma mancha vermelha distinta na coroa, com coberturas sob a cauda são amarelo-esverdeadas.
Já as abas das asas inferiores e sua curvatura são mais compridas na cor azul-violeta.
E as asas menores exteriores são amarelos cobertas de penas verde-azuladas.
Além disso, apenas de vôo secundárias externas (penas curtas, superiores do “braço”) são verdes com borda azul-violeta ampla.
Vale ressaltar que a parte inferior das costas e as cobertas superiores da cauda são verdes com marcas vermelhas variáveis e faixa verde-amarelada com linha azulada adjacente acima.
E a parte superior das penas da cauda central é azul escuro lavada com verde, as penas externas da cauda são azuis com pontas brancas.
Papagaio mulga fêmea
O papagaio mulga fêmea é mais maçante e tem manchas vermelhas no ombro e a sua testa é laranja-amarelo fosco.
Ela também tem uma mancha vermelha opaca na coroa, e as suas asas são são vermelhas. Além desses destaques, a sua plumagem é principalmente cinza-azeitona.
Além disso, as asas, coroa e as costas são verde-oliva, e seu peito é verde-acastanhado.
Já o seu abdômen e sob as cobertas da cauda são verde-azulados e a parte inferior de suas asas apresenta uma faixa de asa pálida, a conta é acinzentada.
Papagaio mulga filhote
Aves imaturas têm uma plumagem muito mais maçante do que os adultos e podem ser sexadas com precisão enquanto ainda estão no ninho.
Os machos jovens têm menos vermelho no abdômen e as fêmeas jovens têm coberturas de asa menor exterior verde pálido com uma borda vermelha.
Além disso, eles atingem a plumagem adulta quando têm 4 a 6 meses de idade e atingem a maturidade sexual aos 12 – 14 meses.
Reprodução do papagaio mulga
Esses papagaios atingem a maturidade sexual quando estão entre 12 e 14 meses de idade.
Na Austrália, o papagaio mulga se reproduz entre os meses de julho e dezembro, embora possam se aninhar em outras ocasiões também.
Geralmente, os ninhos são construídos baixos nas cavidades das árvores, assim como nos troncos, troncos caídos ou árvores mais altas perto do curso d’água.
Esses papagaios também podem aproveitar os ninhos existentes de outras aves.
Além disso, a quantidade média consiste em 4 a 7 ovos brancos com um período de incubação de 19 a 20 dias.
Tanto o sexo feminino quanto o masculino participam das tarefas de incubação e da criação dos filhotes.
Os jovens desabrocharão depois de aproximadamente quatro semanas, embora muitas vezes fiquem com os pais por muito mais tempo, geralmente até a próxima estação reprodutiva.
Canto do papagaio mulga
Comportamento do papagaio mulga
Além disso, o papagaio mulga pode ser temperamental, se você quer um único animal de estimação, escolha um bebê alimentado à mão.
Além disso, locialize seu animal de estimação todos os dias e mantenha-o bem exercitado.
Esteja ciente de quaisquer sinais que possa morder e aprenda a distrair ou acalmar seu pássaro, eles não são pássaros barulhentos, uma enorme vantagem em um ambiente de apartamento.
Com casais reprodutores, respeite a natureza um tanto agressiva mas reservada do papagaio mulga, e ofereça um alojamento que permita que seus animais de estimação se sintam seguros.
Se você tem uma fêmea que está constantemente produzindo ovos, consulte um veterinário ou outro criador para acabar com o comportamento.
Você pode ser capaz de salvar alguns dos ovos em excesso ou bebês, colocando-os com papagaios adotivos.
No entanto, se ela continuar produzindo demais, sua vida provavelmente será curta, então considere táticas como remover o ninho.
Habitação do papagaio mulga
Seria relativamente raro possuir um único animal desse de estimação, mas você deve estar ciente da necessidade do pássaro para o exercício de combater a obesidade, tédio e agressão.
A gaiola de metal com revestimento em pó deve ser grande, talvez no mínimo 24 ”por 18” por 24 ”h,.
Você também deve ter uma academia de ginástica com itens mastigáveis e brinquedos variados.
Você quer interagir com seu animal de estimação todos os dias para mantê-lo socializado, então torne-o prático para vocês dois ficarem juntos.
Os pássaros reprodutores devem ser mantidos em pares, em um grande aviário, provavelmente grande o suficiente para entrar.
Eles são muito nervosos e volúveis para pequenos vôos, e eles são muito territoriais em relação a outros pássaros ou animais de estimação para compartilhar.
Então você deve planejar um grande aviário para cada par de papagaio mulga.
Eles adoram tomar banho, tanto em areia limpa quanto em água, então forneça a eles as “poças” de areia e sujeira apropriadas para que possam fazê-lo.
Vale um pequeno esforço para manter as lindas penas brilhando. Ao montar o aviário, tenha em mente que esta espécie que adora o sol não tolera ser fria e úmida.
Alimentação do papagaio mulga
Como a maioria dos periquitos australianos, o papagaio mulga não é muito difícil de se alimentar direito, mas os pássaros tendem a se tornar obesos se você não tomar cuidado.
O núcleo da dieta é geralmente uma mistura de sementes pequenas de alta qualidade.
Sementes com alto teor de gordura, como o girassol, devem ser restringidas ou não devem ser dadas, se as aves tiverem excesso de peso.
Você também deve fornecer uma salada picada pesada em frutas e legumes da época, com abundância de verduras picadas fornecidas.
Alguns criadores mexem no óleo de gérmen de trigo. Plantações encharcadas, germinadas ou leitosas devem ser oferecidas regularmente.
Além disso, você pode também ter que preparar um pão multi-grão de alta qualidade.
Curiosidades sobre o papagaio papagaio mulga
O papagaio mulga pode ser encontrado em uma ampla variedade dentro do interior do sul da Austrália.
Ao contrário de algumas espécies de psitacídeos, o mulga não é visto tipicamente em bandos, e sim visto individualmente.
Embora possam se reunir em pequenos grupos de membros da família ou pares para se alimentar.
Seu nome pode ser derivado do fato de que eles parecem gostar de sementes da planta mulga (Acacia aneura).