Papagaio vasa: origem, características, habitat, alimentação e reprodução
Papagaio vasa (Coracopsis vasa) é uma espécie de papagaio da família Psittrichasiidae.
Além disso, esta é uma espécie rara na avicultura, embora estejam ocasionalmente disponíveis como animais de estimação em lojas especializadas em aves e criadores de aves.
O papagaio não é visto muitas vezes como um animal de estimação, mas, eles são bastante amigáveis, sendo alimentados à mão.
Esta ave é extremamente calmo, interessado e doce. Por causa de sua raridade, papagaios Vasa tendem a ser bastante caros.
Eles possuem uma aparência marcante e quase primitiva, isto é provavelmente porque eles vêm da ilha de Madagascar e de algumas das ilhas menores próximas, na costa leste da África.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Origem:
O papagaio vasa é originário do Madagáscar, e é o único membro do gênero Mascarinus.
Características do papagaio vasa:
O papagaio vasa possui a cor predominante, que é marrom, quase preta, diferencia-se significativamente dos demais papagaios.
Este é o papagaio mais importante de Madagascar, embora vivam em bandos, são monogâmicos.
Reprodução do papagaio vasa:
A melhor época de reprodução do papagaio vasa é incerta, mas provavelmente entre outubro e dezembro.
Tem uma biologia reprodutiva e um sistema de reprodução muito incomum. As fêmeas são 25% maiores que os machos e são fisicamente dominantes.
A espécie vive em grupos poligregandrinos frouxos em que cada fêmea tem pelo menos três a oito parceiros sexuais.
Os machos evoluíram um falo e as cópulas podem durar até 90 minutos.
As cópulas vêm em duas variedades: curta duração (1 a 3 segundos) e longa duração (média de 36 minutos), com a última envolvendo um empate copulatório.
Um empate copulatório geralmente se refere a mamíferos como caninos, onde os animais são incapazes de se separar durante o acasalamento devido ao inchaço do pênis dentro do corpo feminino.
Durante a incubação e criação dos filhotes, as fêmeas perdem as penas da cabeça e desenvolvem uma coloração laranja brilhante, e também cantam canções complexas de poleiros próximos ao ninho.
Estes servem para atrair os machos para se aproximarem e regurgitarem os alimentos, que a fêmea aceita enquanto está fora do ninho.
As fêmeas também defendem um território em torno de seu ninho de outras fêmeas durante este período.
Alimentação:
O papagaios vasa se alimenta de frutas (banana, pêra, mamão e melão) e legumes frescos.
Habitat:
Os papagaios vasa são nativos de Madagascar e das ilhas vizinhas, porém ele pode ser encontrado no habitat de floresta decídua seca e florestas úmidas.
Comportamento do papagaio vasa:
Papagaios vasa são pássaros extremamente ativos e eles são comedores ávidos, eles adoram se alimentar tanto quanto um papagaio de Amazonas.
Além disso, eles gostam de tomar banhos, a fim de mantê-los felizes e saudáveis.
Eles vivem melhor em uma gaiola onde eles podem voar, esticar e brincar o suficiente para acomodar sua natureza ativa e tamanho grande.
Estes são papagaios curiosos que precisam de brinquedos e atividades de forrageamento para mantê-los felizes.
Canto do papagaio vasa:
Esses papagaios comparavelmente mais silenciosos e fazem um apelo de lamentação.
Durante a época de reprodução, no entanto, o seu nível de ruído aumenta sensivelmente.
Fatos interessantes do papagaio vasa:
- Os papagaios vasa estão distribuídos por uma grande variedade de habitats, desde as florestas densas e molhadas, até Medemia palmeiras nas savanas. Eles podem ser difíceis de localizar quando eles combinam sua plumagem escura com as sombras sob o dossel da floresta.
- Geralmente encontrado em pequenos grupos ruidosos, Embora se reúnem em bandos quando se alimentam de predadores maiores ou em poleiros.
- Oficialmente tratado como espécies nocivas, os Papagaios vasa são perseguidos por causa da predação de lavouras (especialmente o arroz) e capturados para o comércio de aves vivas, a nível nacional e internacional.
- Como muitas espécies de Madagascar, a perda de seu habitat da floresta também é uma ameaça. O tamanho da população do mundo não foi quantificado, Mas as espécies, De acordo com fontes, isto é bastante comum em muitas áreas.
- Durante a época de reprodução, eles são muito ativos e muito barulhentos.