Pássaros Silvestres

Pardal: características, habitat, canto, alimentação, reprodução e curiosidades

Por Alan Costa, em 31/10/2018 (atualizado em 27/06/2022)
pardal

O Pardal (Passer) é uma das aves pequenas mais conhecidas e abundantes do mundo, às vezes classificada na família Passeridae  da ordem Passeriformes.

pardal
pardal

Além disso, esses pássaros vivem em cidades e fazendas, em todo o mundo, tendo acompanhado os europeus de sua casa original e a maioria da Eurásia e do norte da África.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.

Ele foi introduzido na América do Norte em Brooklyn, em 1852 e em um século se espalhou pelo continente.

É um pássaro castanho-amarelado de 14 cm com um babador preto (apenas para machos), já o pardal doméstico se reproduz quase o ano todo em regiões quentes.

Características físicas do pardal

características do pardal
características do pardal

Como todos os tipos de pássaros, os pardais têm certas características físicas que ajudam a defini-los como um grupo.

Eles são todos pássaros passeriformes (pássaros canoros) e compartilham características como:

  • Tamanho: A maioria das espécies de pardais é relativamente pequena, com tamanhos variando entre 10 a 20 cm. As proporções de tamanho, como o tamanho da cabeça em relação ao tamanho do corpo ou o comprimento da cauda em comparação com as medições acima, também variam.
  • Plumagem: Estes pássaros são chamados de trabalhadores marrons por uma razão, e a maioria dos pardais tem plumagem marrom mosqueada que serve como camuflagem superior. Eles muitas vezes têm várias marcas distintas na cabeça, no entanto, incluindo listras ou cores fortes que se destacam de seus corpos sem graça. Marcas negras, amarelas e castanhas são comuns em muitos pardais.

Alimentação do pardal

pardal se alimenta principalmente de sementes, e na maioria das situações, a grande maioria da dieta é daninha e sementes de grama ou resíduos de grãos.

Além disso, ele também come alguns insetos, especialmente no verão, em ambientes urbanos, também consome migalhas de comida deixadas por humanos.

Habitat

habitat do pardal
habitat do pardal

pardal é encontrado em todos os lugares, exceto nas altas montanhas e no mato.

Além disso, ele é mais abundantes no norte e nas áreas mais secas do leste e em associação com agricultura arável e habitação humana, incluindo vilas e cidades.

Comportamento

Como a maioria dos pássaros canoros, o pardal é solitário ou encontrado apenas em pares ou grupos familiares durante a época de reprodução da primavera e do verão.

No outono e inverno, no entanto, eles formarão bandos mistos de diferentes espécies de pardais, e poderão até mesmo ser misturados com algumas outras pequenas aves.

Os observadores de aves podem tirar proveito desse comportamento examinando bandos completos no campo para ver se alguma espécie incomum está se juntando a pássaros mais familiares.

Canto do pardal

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2018/10/canto-do-pardal.mp3?_=1

 

Reprodução do pardal

aninhamento do pardal
aninhamento do pardal

Pardais domésticos machos e fêmeas formam títulos de par permanente, ambos os sexos constroem o ninho e cuidam dos jovens, embora a fêmea, sozinha, incube os ovos.

O ninho é uma bola grande e desarrumada de grama, lã e penas, forrada com penas e material vegetal mais fino.

Geralmente está localizado em áreas adequadas em edifícios, tais como vazios e fendas nas paredes, mas pode ser colocado sob pontes, em arbustos espessos ou em cavidades de árvores.

Várias crias podem ser produzidas na época de reprodução prolongada.

Onde encontrar 

pardal pode ser encontrados desde o centro das cidades até a fazenda do campo, e se alimenta e se reproduz perto das pessoas.

Além disso, esta é uma espécie que desaparece do centro de muitas cidades, mas não é incomum na maioria das cidades e aldeias.

Está ausente de partes das Terras Altas da Escócia e é pouco distribuído na maioria das áreas de terras altas.

Fotos do pardal 

pardal macho
pardal macho
pardal
pardal
pardal
pardal
pardal
pardal
pardal femea
pardal femea
pardal
pardal

Curiosidades sobre o pardal

  • A maioria dos pares de pardais tenta gerar pelo menos três ninhadas por ano.
  • Os pardais incubam por apenas 11 dias e duas semanas depois os filhotes deixam o ninho.
  • Além disso, os gatos são grandes predadores de pardais jovens e matam um grande número de pardais inexperientes pássaros logo após deixar o ninho.
  • Os pardais domésticos não são migratórios, mas os bandos urbanos tradicionalmente migram para o campo no final do verão para se alimentar em campos de cultivo em maturação.
  • Embora os adultos sejam principalmente vegetarianos, os pássaros jovens precisam disso para ter um alta proporção de material animal (insetos) em sua dieta quando eclodem.
  • Quando os pardais eram mais numerosos há um século, havia muitos clubes de pardais cujos membros competiam para matar o maior número de pássaros em um ano.
Sair da versão mobile