Pardal-francês (Petronia petronia) é uma espécie de pássaro que pertence a família Passeridae é a única espécie do género Petronia.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Em Portugal, o pardal-francês é residente e está presente durante todo o ano e, no inverno, pode formar bandos de dimensão considerável, tem o hábito de construir seu ninho em cavidades de árvores, edifícios ou escarpas.
Características do pardal-francês
O pardal-francês é semelhante à fêmea do pardal-doméstico, mas com uma coroa mais evidente, o adulto é malhado de castanho na parte superior, com manchas bastante evidentes junto da cauda.
A parte inferior é malhado de castanho-claro e branco com mancha pouco distinta na garganta.
Habitat
Esta espécie habita em paisagens montanhosas sem árvores com cobertura de grama esparsa e rochas e deslizamentos de terra, bem como falésias rochosas.
O pardal-francês habita também aldeias com edificações antigas, ruínas, edificações desabitadas, poços e muros de pedra, prados alpinos, zonas ribeirinhas arbustivas e orlas de matas abertas, desde que estas possuam árvores com cavidades arbóreas.
Alimentação
A alimentação deste pardal consiste em sementes, flores, insetos, brotos de árvores e restos de alimentos deixados pelos seres humanos.
Reprodução do pardal-francês
A ninhada do pardal-francês consiste em quatro a oito ovos, estes têm uma superfície lisa e brilhante, as cascas dos ovos são esbranquiçadas com manchas e manchas cinza-escuras, marrom-avermelhadas e marrom-escuras.
Além disso, acredita-se que apenas a fêmea incuba, e os filhotes são cuidados por ambos os pais.
Fotos do pardal-francês