Pardalote: características, reprodução, alimentação, canto, habitat e comportamento
O pardalote (Pardalotus punctatus) é uma ave de pequeno porte da família Pardalotidae conhecido também como peep-wrens.
Esta é uma espécie de ave bastante pequeno e colorido nativos da Austrália, com caudas curtas, pernas fortes e bicos atarracados.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta família é composta por quatro espécies em um gênero, Pardalotus , e várias subespécies .
Contudo, o seu nome deriva de uma palavra grega que significa manchado, a família já continha várias outras espécies agora divididas na família Acanthizidae.
Seu papel no controle de infestações de lerp nas florestas de eucalipto da Austrália pode ser significativo.
Eles geralmente vivem em pares ou pequenos grupos familiares, mas às vezes se reúnem em rebanhos após a reprodução.
Características do pardalote
O pardalote é uma ave de pequeno porte e mede em média entre 8 e 10,5 centímetros.
Esta é uma espécie de ave bastante colorido, em cima é marrom e em baixo é amarelo, além de manchas brancas em cima.
Além disso, o pardalote é uma ave que possui um papel importe pois ele é responsável por fertilizar o solo da Austrália.
Machos e fêmeas são do mesmo tamanho, mas existem algumas diferenças na plumagem de algumas espécies.
Eles têm caudas curtas e de ponta quadrada e asas arredondadas relativamente curtas (que são mais longas nas espécies mais dispersivas).
O bico é curto, profundo e robusto, mas não possui as cerdas rictais que cercam os bicos de muitas outras aves insetívoras.
Reprodução do pardalote
Esta espécie de ave é criador sazonais em áreas temperadas da Austrália, mas podem se reproduzir durante todo o ano em áreas mais quentes.
Eles são criadores monogâmicos e ambos os parceiros compartilham a construção do ninho, a incubação e as tarefas de criação de filhotes.
Todas as quatro espécies nidificam em túneis horizontais profundos perfurados em bancos de terra.
Externamente do tamanho de um buraco de rato, eles podem ser muito profundos, com um metro ou mais. Algumas espécies também nidificam em ocos de árvores.
Alimentação
Os pardalotes são aves que passam a maior parte do tempo no alto da folhagem externa das árvores, alimentando-se de insetos, aranhas e, acima de tudo, lerps (um tipo de inseto sugador de seiva).
Comportamento
Os pardalotes são quase exclusivamente insetívoros, eles ocasionalmente consomem alguns materiais vegetais, incluindo sementes, e um pardal listrado foi observado atingindo um lagarto e depois comendo.
Eles se alimentam sozinhos ou em pares durante a época de reprodução, mas foram registrados juntando-se a bandos de alimentação de espécies mistas durante os meses de inverno.
Habitat
O pardalote habita em florestas e bosques dominados por outros tipos de árvores, estes são habitats marginais para a família e raramente são usados.
Esta espécie ocupa uma ampla gama de habitats de eucalipto, desde florestas altas com um dossel de mais de 30 metros de altura até florestas de mallee com um dossel de apenas 3 metros.
Fotos do pardalote
Canto do pardalote
Distribuição geográfica
Os pardalotes são endêmicos da Austrália, e pode ser encontrados na Tasmânia, em toda a Austrália, ausente apenas em algumas das áreas mais secas dos desertos centrais e ocidentais do interior e perto da costa no sul e leste da Austrália.