A pardilheira (Marmaronetta angustirostris) é uma espécie de pato pequeno, que pertence à família anseriformes, conhecido também como pato marmorizado ou cerceta marmorizada.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, a sua plumagem é castanha com manchas brancas e o bico é escuro, é uma espécie de pato de tamanho médio do sul da Europa, norte da África e Ásia ocidental e central.
Características da pardilheira
A pardilheira tem aproximadamente 39–42 cm de comprimento, os adultos são de cor marrom-areia pálida, esbranquiçados com manchas difusas, com um tapa-olho escuro e cabeça desgrenhada.
Além disso, a fêmea é menor que o macho, mas fora isso os sexos são iguais, os juvenis são semelhantes, mas com mais manchas esbranquiçadas.
Em voo, as asas da pardilheira parecem pálidas sem um padrão marcado e sem espéculo nas secundárias.
Comportamento da pardilheira
É um pato sociável, que costuma formar pequenos bandos, embora grandes bandos sejam registrados em algumas áreas no inverno.
É uma espécie omnívora cuja alimentação varia significativamente em função da estação do ano, localização e idade.
Esta espécie nidifica na margem, protegido por juncos, juncos e taboas, e geralmente põe entre 7 e 10 ovos de cor creme.
Alimentação
A pardilheira se alimenta principalmente em águas rasas, brincando ou subindo, e os adultos se alimentam principalmente de sementes
Conservação da espécie
Esta ave é considerada Quase Ameaçada pela IUCN devido ao declínio populacional causado pela destruição do habitat e pela caça.
É uma das espécies abrangidas pela Convenção sobre a Conservação das Aves Aquáticas Migratórias Afro-Eurasiáticas.
Ameaças da pardilheira
As principais ameaças da pardilheira são a destruição e alteração de seus habitats, caça furtiva e poluição, na Espanha, a legislação considera-a uma espécie em perigo crítico de extinção no território peninsular.
Fotos da pardilheira
Distribuição geografica
A sua distribuição é muito fragmentada, estendendo-se desde o Norte de África e Sul de Espanha até ao Mediterrâneo oriental e mais adiante pelo Médio Oriente até ao Irão.
Apesar de existir uma pequena população na Andaluzia (Doñana), encontra-se em Portugal Pato é muito raro.