O pássaro andarilho do campo (Geositta poeciloptera) é uma espécie de ave passeriforme pertencente ao gênero Geositta da família Furnariidae .
É nativa do centro e leste da América do Sul . Distribui-se nos estados do centro-sul do Brasil , desde o centro de Mato Grosso , Goiás , até o centro de Minas Gerais
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Mede entre 11 e 12 cm de comprimento e pesa entre 17 e 19 g .Vive aos pares, é terrestre e discreto, esconde-se nas pastagens e, se ameaçado, parte repentinamente num longo voo.
Características do andarilho do campo
O andarilho do campo mede entre 11 e 12 cm de comprimento e pesa entre 17 e 19 g . É marrom na parte superior com uma fina faixa branca na testa .
Asas escuras, ruivas nas penas de voo (visíveis em voo); a cauda curta é ruiva com uma larga faixa subterminal preta. Garganta branca, marrom abaixo com peito manchado.
Habitat do andarilho do campo
Distribui-se nos estados do centro-sul do Brasil , desde o centro de Mato Grosso , Goiás , até o centro de Minas Gerais.
Em São Paulo é considerada extinta. Também mantém populações localizadas no extremo leste da Bolívia (nordeste de Santa Cruz na Serranía de Huanchaca), e um espécime foi coletado no extremo norte do Paraguai em 1938.
É uma espécie característica do ecossistema do cerrado . Seus habitats naturais são savanas planas, com gramíneas esparsas, abertas ou pontilhadas de poucas árvores e arbustos, principalmente entre 500 e 1.200 m de altitude .
É mais numeroso em áreas de queimadas recentes, mesmo quando o solo ainda está fumegando, e já desapareceu de algumas áreas (São Paulo, por exemplo) do cerrado por falta de queimadas.
Reprodução do andarilho do campo
Nidifica em tocas de tatu em campos, onde constrói seu ninho com matéria vegetal seca.
Comportamento
Vive aos pares, é terrestre e discreto, esconde-se nas pastagens e, se ameaçado, parte repentinamente num longo voo.
Expõe-se em montículos elevados abrindo as asas e realiza voos de exibição batendo as asas de forma sincronizada.
Os hábitos dessa ave são pouco compreendidos e há uma série de perguntas sem resposta sobre sua história natural.
Por exemplo, esta espécie é capaz de movimentos comparativamente de longa distância entre manchas de habitat adequado, uma vez que parece quase desaparecer de áreas favoráveis após a reprodução? e mais, como é capaz de ‘recolonizar’ áreas recentemente queimadas tão rapidamente, se esta espécie não é.
Estado de conservação
O andarilho do campo foi classificado como ameaçado de extinção em grau vulnerável pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) devido ao rápido declínio de sua população como resultado da destruição e conversão de seu habitat de cerrado para uso humano.
Canto do anarilho do campo
O canto é um “tlitlitlip!” simples e repetido, dado durante o voo de exibição cujo timbre faz lembrar o hornero comum