Pássaro-cetim: características, habitat, reprodução e alimentação
Pássaro-cetim (Ptilonorhynchus violaceus) é uma especie de ave da família dos Ptilonorhynchidae que pertence ao gênero dos Ptilonorhynchus.
A IUCN classifica a situação populacional do caramanchão-seda como sendo de menor preocupação. Existem duas subespécies.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do pássaro-cetim
Os machos maduros têm olhos azul-violeta e são uniformemente coloridos de preto, no entanto, a difração da luz pela textura da superfície das penas resulta em um brilho quase metálico dando uma aparência azul brilhante e profundo.
Os machos imaturos são coloridos e marcados da mesma forma que as fêmeas e muitas vezes são confundidos com elas.
As fêmeas podem ser confundidas com o catbird verde ou o catbird manchado com a parte superior do corpo distintamente verde / marrom ou totalmente marrom e a parte inferior do corpo mais clara com um padrão reticulado ou recortado distinto, mas com olhos azuis muito marcantes.
Habitat do pássaro-cetim
O pássaro-cetim habita florestas tropicais em toda a sua extensão. Ocorre preferencialmente ao longo das bordas das florestas e prefere áreas com vegetação esclerófila alta e vegetação rasteira densa.
Também pode ser observado regularmente em regiões mais abertas, principalmente nos meses de inverno. Também ocorre em parques, pomares e plantações, bem como em jardins.
Distribuição geográfica
A área de distribuição do pássaro-cetim cobre uma faixa ao longo da costa sul e leste da Austrália, que não se estende além de 250 quilômetros para o interior.
Reprodução do pássaro-cetim
Pássaro-cetim nidificam entre outubro e fevereiro. Normalmente dois ovos, mas ocasionalmente um ou três, são postos em um ninho raso de galhos, sobre o qual são colocadas folhas de eucalipto ou acácia .
Essas folhas ficam marrons à medida que os ovos são postos e podem servir como camuflagem. Os ovos são cremosos, mas com listras marrons, e são muito maiores do que o normal para uma ave de seu tamanho.
Com cerca de 19 gramas (0,67 onças); eles são postos em dias alternados e eclodem de forma assíncrona após 21 dias de incubação.
Alimentação do pássaro-cetim
O pássaro-cetim é predominantemente frugívoros quando adultos, embora também comam folhas e uma pequena quantidade de sementes e insetos.
Estado de conservação
A IUCN classifica a situação populacional do caramanchão-seda como sendo de menor preocupação. Existem duas subespécies.