Pássaro combatente: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Combatente (Philomachus pugnax)é uma espécie de ave limícola caradriforme da família Scolopacidae que pertence ao gênero Philomachus .
Esta espécie apresenta marcado dimorfismo sexual ; o macho é muito maior que a fêmea e tem uma plumagem reprodutiva que inclui tufos de cabeça de cores vivas, pele facial laranja nua, preto extenso no peito e o grande colar de penas ornamentais que inspirou o nome inglês dessa ave.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A fêmea e o macho não reprodutor têm partes superiores marrom-acinzentadas e partes inferiores principalmente brancas.
Características do combatente
Combatente têm uma superfície superior escamada e um bico de comprimento médio, ligeiramente curvado para baixo. É cinza-escuro em pássaros juvenis e na plumagem reprodutiva da fêmea, e geralmente cinza a rosa na base e escuro na ponta na plumagem de ambos os sexos.
Nos machos adultos, é escuro, vermelho-alaranjado ou rosa, geralmente mais escuro na ponta. Os machos do rufo atingem uma altura de 26 a 32 centímetros e pesam entre 130 e 230 gramas e a envergadura é de 55 a 60 centímetros.
Na plumagem reprodutiva, a maioria dos machos tem um colarinho preto, laranja, marrom ou branco, ganhando o nome inglês ruff (colar).
As fêmeas são visivelmente menores do que a maioria dos machos. Atingem uma altura de 20 a 25 centímetros e pesam entre 70 e 150 gramas e sua envergadura é de 47 a 52 centímetros. Eles podem, portanto, também ser distinguidos dos machos por seu tamanho, mesmo quando estão em trajes simples.
Habitat do combatente
O combatente habita em prados úmidos de planície, pântanos, prados de junco e tundra úmida. Na Europa Central distribui-se principalmente perto da costa e aí ocorre em prados intercalados com lagoas e fossos, que são amplamente utilizados.
Os locais de nidificação são relativamente secos. Os locais de alimentação estão perto da água ou em solo úmido. Vegetação muito curta geralmente é necessária para a locomoção dos filhotes.
Reprodução do combatente
Combatente fêmeas atingem a maturidade sexual no primeiro ano de vida, mas geralmente se reproduzem pela primeira vez no segundo ano. Com os machos, as aves de um ano só têm chances muito baixas de acasalar, já que as penas ornamentais se desenvolvem relativamente tarde.
Desde a escolha do local do ninho até o nascimento dos filhotes, o cuidado com a cria é de responsabilidade exclusiva das fêmeas. O ninho geralmente fica bem escondido na vegetação, e a vegetação pode estar coberta sobre o ninho.
A postura começa de maio a início de junho, os combatente só põem seus ovos a partir do final de maio.
O intervalo de postura é de 24 a 36 horas, as fêmeas só iniciam a incubação após a postura do último ovo. O período de incubação é de 20 a 23 dias. Durante os primeiros sete a doze dias de vidaa fêmea cria os filhotes.
Alimentação do combatente
O combatente frequenta as margens do mar e rios e áreas pantanosas em geral, onde se alimenta de insetos, moluscos e sementes.
Canto do combatente
Um pássaro quase silencioso. Apenas a fêmea do ninho às vezes emite um grito suave, que pode ser descrito como um grasnido ou grunhido curto e maçante, que lembra o gemido de uma galinhola . Ocasionalmente, um som semelhante é feito por homens no lek .