Diamante-de-gould: origem, características, alimentação, canto e habitat
O diamante-de-gould (Erythrura gouldiae) é um pássaro que pertence a família Estrildidae e é conhecido como pássaro diamante.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Além disso, este pássaro é originário do norte da Austrália e da Nova Zelândia, sendo que os primeiros exemplares foram trazidos para a Europa no século XIX pelo ornitólogo John Gould.
O qual deu seu nome a esta nova espécie, ele sem dúvida é uma das espécies de pássaro exótico mais lindos, não é mesmo?
Os diamantes-de-gould são muitos coloridas, podendo ser roxo, preto, verde, amarelo, branco e vermelho.
Os machos tem as penas com um colorido mais forte, desde sua chegada a Europa a criação dessa espécie cresceu rapidamente, ganhando diversos admiradores em todo o mundo.
Isso se deve principalmente por causa da sua beleza e grande variedade de cores, mesmo com sua linda plumagem, estas aves possuem um preço bastante acessível.
Origem
Os diamantes-de-gould são pássaros exóticos originários da Austrália e da Nova Zelândia.
Características do diamantes-de-gould
O diamante-de-gould tem o bico vermelho e a sua plumagem consiste em amarelo, roxo, azul, vermelho, verde e preto.
Além disso, o macho pode ter a cabeça vermelha, preta ou laranja, com o peito violeta, barriga amarelo ouro e o manto verde luminoso.
Por outro lado a fêmea é menos colorida e tem caudas menores e o bico das fêmeas adquire uma coloração mais escura na época da gestação.
Alimentação
Certamente você já se perguntou comer diamantes mandarins, a comida Mandarim diamante é baseado em gramíneas, plantas herbáceas, ou seja, ter uma única semente de revestimento, este tipo de planta pode vê-los em cereais como arroz , trigo, milho, sorgo, entre outros.
Quando o diamantes-de-gould estão em seu habitat natural, é comum vê-los no solo, coletando este tipo de sementes, e também é provável que eles se vejam empoleirados na planta para remover as sementes diretamente.
No entanto, quando eles estão em gaiolas, eles também não têm problema em ingerir a ração de sementes que são colocadas.
Outro elemento importante da sua dieta é a ingestão de insetos, como é o caso Blue Bird, comem insetos que são menores, geralmente este pássaro gosta de caçar estes insetos, que não é uma extensa lista de opções, mas os cupins são na sua dieta.
Canto do pássaro diamante-de-gould
Estes pássaros são silenciosos e possuem um canto bem baixo e agradável.
Além disso, eles vivem normalmente longe dos homens na natureza mas se acostumam com a nossa presença facilmente.
Durante 3 meses você vai notar que eles vão se acomodando em seu novo ambiente e após um ano você vai notar que eles estão bem confortáveis com a sua presença.
Habitat
Esta ave se caracteriza por estar próxima de áreas com influxo de aquíferos, o que significa que seu habitat terá como principal característica este fator, locais que possuem grandes lagos.
Até um fator determinante para o ser humano, já que para localizar um rebanho destes aves, é uma indicação de que poderia haver um sistema de água nas proximidades.
Embora o pássaro diamante-de-gould tenha um clima temperado, quando foi introduzida em outros continentes.
Não apresentou grande inconveniente para se adaptar a climas mais quentes e mesmo áridos, na verdade é uma das poucas espécies de aves que podem beber água com maior teor de sal.
Além do fato de que seu corpo tem a capacidade de reter a água por mais tempo, ao contrário de outras aves que o desperdiçam na urina.
Isso fortalece seu sistema e permite que você passe um tempo prolongado sem beber água.
Fotos do pássaro diamante-de-gould
Adaptação pássaro diamante-de-gould
Como é normal, em qualquer tipo de animal, a adaptação é lenta e progressiva, isso não é diferente para o pássaro diamante-de-gould
É importante que os dias após a chegada ao que será a sua casa, ter a maior paz de espírito possível, este será Isso ajudará você a se familiarizar com seu habitat.
No caso de adaptação à interação com humanos, é importante que o tom da voz seja lento e em tom baixo, não faça movimentos bruscos
Pois são aves sensíveis que podem sofrer ataques com ruídos muito altos e movimentos rápidos ou áspero.