João-bobo (Nystalus chacuru) é uma especie de ave da família dos Bucconidae que pertence ao gênero dos Nystalus.
É encontrado na Argentina , Bolívia , Brasil , Paraguai e Peru , onde habita florestas secas tropicais e subtropicais , florestas úmidas tropicais e subtropicais , matas de galeria , savanas tropicais e florestas secundárias altamente degradadas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do joão-bobo
Como alguns outros puffbirds, o joão-bobo é um pássaro redondo e rechonchudo com uma cauda muito estreita. A cabeça é relativamente grande, com uma coroa listrada marrom-escura e um bico laranja com ponta preta.
A estratégia de alimentação sentar e esperar, para insetos ou presas oportunistas, pode explicar essa forma do corpo.A ave tem o dorso e as asas castanho-médios, com manchas e barras ruivas escuras; branco e preto salpicado no peito.
A parte superior do peito é branca, estendendo-se até um colar branco estreito a médio ao redor do pescoço. Há uma mancha de orelha branca distinta de tamanho médio, que dá à espécie seu nome comum, e que é cercada por uma mancha de orelha escura.
Possui cauda de tamanho médio marrom-escuro e levemente graduada, com barras leucocitárias estreitas e amplamente espaçadas e ponta pálida. Mede cerca de 21–22 cm de comprimento e pesa entre 48–64 g.
Habitat do joão-bobo
As partes norte e oeste de sua distribuição incluem as cabeceiras a montante de alguns sistemas fluviais da Bacia Amazônica , abrangendo quase todo o norte da Bolívia, os muitos afluentes das cabeceiras do rio Madeira e as cabeceiras extremas do rio Tapajós .
A leste do Tapajós, a cordilheira se expande para o Cerrado, a metade superior da drenagem do rio Xingu e todo o sistema de drenagem do rio Araguaia- Tocantins (o sistema a leste, geralmente considerado parte da Bacia Amazônica).
No Peru, a espécie é rara, mas local, encontrada na região da fronteira oeste da Bolívia e em algumas localidades do centro-norte do Peru.
Nesta região, favorece as florestas secas e matagais encontradas em partes dos vales de Mantaro, Apurimac e Urubamba em altitudes entre 1000 e 2200 m. Também foi gravado no vale de Mayo.
Reprodução do joão-bobo
Na época reprodutiva, machos e fêmeas cantam, respondendo aos chamados uns dos outros e formando coros de vários pares.
Nidifica em buracos profundos, que cava em ravinas ou às vezes em terreno plano; no fundo faz uma câmara onde a fêmea põe 2 a 4 ovos brancos e brilhantes.
Alimentação do joão-bobo
Alimenta-se de insetos e outros artrópodes e pequenos vertebrados , que consegue capturar no solo.
Canto do joão-bobo
O canto do joão-bobo é uma estrofe trissilábica, tremendo e descendo, velho e fama respondem um ao outro, “türu, türu, türu”; sequência ampliada e descendente terminalmente moribundo, “türu…”.
Emitíu em todas as horas do dia e oyíu até mesmu nes horas de maior calor, mas mais eloquentemente após o pôr do sol até o anoitecer, quando a população local tola participa do canto; a chamada de aviso é um “rr-rr-rr”.