Pássaro-lira de Albert: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Pássaro-lira de Albert ( Menura alberti ) é uma especie de ave da família dos Menuridae que pertence ao gênero dos Menu.
A mais rara das duas espécies de pássaros-lira , o pássaro-lira de Albert recebeu o nome do Príncipe Albert , o príncipe consorte da Rainha Vitória , rainha do Reino Unido. Ele não possui as elegantes penas da cauda em forma de lira do excelente pássaro-lira e é encontrado em uma área muito mais restrita.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do lira de albert
O lira de Albert é um pássaro que vive no solo. As fêmeas atingem aproximadamente 75 cm de comprimento e os machos cerca de 90 cm. Eles têm envergadura de 76–79 cm e pesam cerca de 930 g.
Eles são de cor castanha com cauda, garupa e garganta ruivas. A nota é preta; a íris é marrom escura ou preta e tem um amplo anel azul-acinzentado ao redor do olho. As pernas e pés variam de cinza acastanhado a cinza escuro ou preto.
Os sexos são semelhantes, exceto pelo formato da cauda. O macho tem uma cauda espetacular composta por: um par central de longas plumas medianas marrom-escuras em forma de fita.
Seis pares de penas filamentares longas, transparentes e luxuriantes, que são marrom-escuras na parte superior e cinza-escuras na parte inferior; e um par de liratos longos, largos e totalmente palmados, que são marrom-escuros na parte superior e cinza escuro na parte inferior.
A cauda da fêmea é mais curta, mais simples, ligeiramente caída e parece mais pontiaguda quando fechada; é composto por um par de plumas medianas longas, estreitas e afiladas, e penas totalmente palmadas, largas e marrons com pontas arredondadas, mas sem filamentos. Ao caminhar, o macho carrega a cauda em uma cauda curvada para cima.
Habitat do lira de albert
Esta espécie ocorre nas áreas de vegetação densa das montanhas, a uma altura de 300 metros acima do nível do mar. NN do sudeste de Queensland e nordeste de Nova Gales do Sul .
Reprodução do lira de albert
O período de acasalamento do lira de Albert cai no final de maio: neste período os machos mantêm uma parte do seu território livre de vegetação, colocando ali galhos e pequenas rodelas de videira secas para exibir e atrair as fêmeas para acasalar.
A dança de cortejo do macho consiste em um movimento sincopado da cabeça de cima para baixo e vice-versa, ao mesmo tempo em que segura um galho na boca e canta a plenos pulmões (esta espécie também é capaz de reproduzir fielmente sons do natureza mais variada) com a cauda bem aberta e apontando para frente.
Quando os galhos que o macho segura no bico estão muito secos, durante este ritual também produzem um som que acompanha o seu canto, e que o macho utiliza para marcar o ritmo: neste sentido, o pássaro lira menor é o único pássaro espécie usar instrumentos musicais para acompanhar seu canto.
Após o acasalamento , a fêmea é abandonada pelo macho e choca o único ovo posto sozinha: o filhote nasce após cerca de quarenta dias da eclosão e consegue acompanhar a mãe logo após a eclosão.
Alimentação do lira de albert
A alimentação é composta por insetos e outros invertebrados , que o animal traz à tona ao ciscar o solo: a dieta é integrada esporadicamente pela ingestão também de sementes, frutos e bagas.
Canto do lira de albert
Tanto esta espécie quanto o lira-soberba têm vozes poderosas e flexíveis e usam uma mistura de seus próprios cantos e mimetismo de outras espécies em longas passagens ininterruptas de canto.
Em comparação com o soberbo lira-soberba , o lira de Albert limita seu mimetismo a uma gama menor de espécies, com o pássaro-gato verde e o pássaro-cetim apresentando-se fortemente em suas imitações, bem como os pássaros-chicote e roselas.
A voz pode criar sons em um momento profundos e ressonantes, mudar para guinchos e trinados agudos e finos e depois mudar novamente para ruídos ásperos.
O próprio canto do lira de Albert mostra variação geográfica, e diferentes populações podem ser distinguidas por essa variação no canto.