Maria-da-praia (Ochthornis littoralis) é uma especie de ave da família dos Tiranídeos que pertence ao gênero dos Ochthornis.
O maria-da-praia não é uma ave ameaçada globalmente, pois sua classificação global ameaçada é considerada a menos preocupante.
Eles são bastante comuns em seus habitats na América do Sul, mas estão espalhados esparsamente ao longo dos rios.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do maria-da-praia
A maria-da-praia tem um supercílio curto e esbranquiçado e asas e cauda marrom-poeira mais escuras.
Seu tamanho é de cerca de 13 a 13,5 centímetros e pesa cerca de 13,4 gramas. Seu nome deve-se tanto à sua plumagem quanto à associação estrita com habitats ribeirinhos.
O bico é curto e estreito, contradizendo o seu corpo redondo e rechonchudo.
Habitat da maria-da-praia
As marias-da-praia são encontrados ao longo de rios tropicais, perto de margens íngremes e pilhas de detritos, e por raízes expostas, à medida que florescem perto da água.
A marias-da-praia também foi avistado ao longo de outros corpos d’água, incluindo pântanos, riachos, riachos e cachoeiras.
Distribuição geográfica
A marias-da-praia é encontrado no continente da América do Sul, no reino biogeográfico neotropical. Os tiranos monótonos da água não são aves migrantes, por isso permanecem em seus habitats na América do Sul.
Eles são mais comumente encontrados na maior parte da Amazônia, exceto no bairro oriental, e também estão presentes na região costeira da Guiana Francesa e no extremo nordeste do Brasil.
Reprodução da maria-da-praia
Marias-da-praia são tipicamente quietos e frequentemente encontrados em pares. No Peru, o tirano da água monótona se reproduz nos meses entre abril e outubro.
Quando se reproduzem, nidificam em um copo aberto de caules de grama, radículas e lama, colocado cerca de 3 metros acima da margem do rio ou na margem íngreme do rio.
Geralmente sob um tronco ou saliência ou em uma saliência de lama dura. Eles normalmente põem de três a quatro ovos.
Alimentação da maria-da-praia
A dieta do tirano da água monótona consiste em pequenos insetos que podem ser encontrados ao longo das margens dos rios tropicais.
Canto da maria-da-praia
A marias-da-praia tem um chamado geralmente silencioso e fraco. Eles formam pares com outro pássaro, emitindo um som “doce” assobiado, seguido por um som rápido, excitado e estridente de “weechidle-chee”.
Esses sons são repetidos de 4 a 6 vezes e geralmente acompanhados de vibração de asas.