Passaro príncipe (Pyrocephalus rubinus) é uma especie de ave da família dos Tyrannidae que pertence ao gênero dos Pyrocephalus.
A BirdLife International ainda considera o tirano escarlate e o tirano vermelho como a mesma espécie. O tamanho da população mundial foi estimado em 2008 em 5 a 50 milhões de indivíduos.
No entanto, a espécie está em declínio em número, mas a taxa de declínio está abaixo de 30% em dez anos (menos de 3,5% ao ano). Por estas razões, o tirano vermelho está listado como não ameaçado na Lista Vermelha da IUCN .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do pássaro príncipe
O pássaro príncipe tem 13 a 14 cm de comprimento. O macho do tirano escarlate é o mais visivelmente vermelho de todas as espécies desta família. A coroa é vermelha brilhante com uma crista desgrenhada.
Ao redor dos olhos e da orelha o pássaro é preto fuliginoso e esse preto se estende até o pescoço e pelas costas e asas. A garganta, o peito e a barriga são novamente vermelhos brilhantes, os olhos são escuros e o bico e as pernas são pretos.
A fêmea parece completamente diferente: marrom-acinzentado na parte superior e cinza claro na parte inferior, com listras na barriga e no peito e uma faixa cinza-clara na sobrancelha que se estende até a testa.
Habitat do pássaro príncipe
O pássaro príncipe vive em árvores solitárias, arbustos e florestas leves, principalmente em áreas secas próximas à água.
Distribuição geográfica
A área de reprodução se estende do sul dos Estados Unidos até a Argentina . As populações do sul passam o inverno na Amazônia , as do norte na América Central .
Reprodução do pássaro príncipe
O ninho de concha feito de galhos finos e grama é pendurado em um garfo de galho e acolchoado com pêlos e penas de animais.
A fêmea incuba de dois a quatro ovos por cerca de duas semanas enquanto o macho defende agressivamente o ninho. Ambas as aves adultas cuidam dos filhotes após a eclosão.
Em um estudo realizado no Texas durante quatro temporadas de reprodução, observou-se que o tirano rubi com relativa frequência (em 12% de 120 casos) reutilizava ninhos já usados para uma segunda ninhada. Surpreendentemente, o sucesso reprodutivo foi significativamente maior nos ninhos reutilizados.
Alimentação do pássaro príncipe
O passaro príncipe se alimentam principalmente de insetos , incluindo moscas , gafanhotos e besouros .
Canto do passaro príncipe
Este pássaro geralmente é silencioso, mas os machos são vocais na primavera, durante os voos de cortejo. A música fica então sonora, uma espécie de gaguejante “pit-pit-pit-pitti-ziiiiii”.