Pássaro quiuís : características, reprodução, habitat, alimentação e canto
Quiuís (Pseudapteryx) são aves noturnas que não voam da família Apterygidae que pertence ao gênero dos Apteryx
Os Quiuís não são apenas os menores de todas as ratitas, mas sua biologia difere muito da de outras famílias de ratitas.
Os Quiuís vivem nas três principais ilhas da Nova Zelândia: North Island , South Island e Stewart Island . Quiuís são ativos apenas à noite.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Durante o dia eles se escondem em suas tocas e abrigos, dos quais não saem até o pôr do sol. Quando eles saem, eles se movem na escuridão total sob a cobertura de vegetação rasteira e arbustos.
Desde que os primeiros colonos Māori chegaram à Nova Zelândia, os Quiuís foram caçados em grande escala por eles e pelos mamíferos (principalmente cães) que foram introduzidos ao mesmo tempo.
Características do Quiuís
Os Quiuís não são apenas os menores de todas as ratitas, mas sua biologia difere muito da de outras famílias de ratitas. Eles têm de 35 a 65 centímetros de comprimento, até 35 centímetros de altura e pesam entre um e cinco quilos.
Em média, as fêmeas são ligeiramente maiores e 10 a 20 por cento mais pesadas.Eles usam plumagem marrom que quase parece cabelo.
Como todas as ratitas, o Quiuís não possui a crista do esterno , na qual os músculos de vôo normalmente se fixam. Os Quiuís ainda têm pequenas asas de quatro a cinco centímetros de comprimento , mas não conseguem voar com elas.
As asas possuem pequenas garras nas pontas e ficam escondidas sob a plumagem. As garras não têm função discernível e parecem ser rudimentos encontrados em algumas emas e casuares .
Os Quiuís não possuem cauda visível externamente , o que contribui para sua forma oval incomum. As pernas, que são deslocadas para trás, contribuem para essa aparência.
Essas pernas poderosas, como a maioria dos pássaros, têm quatro dedos ; com eles os Quiuís são capazes de correr bem e rápido. No entanto, distâncias de vôo mais longas geralmente são desnecessárias em seu habitat confuso .
A cabeça do Quiuís é relativamente pequena, o bico é muito longo e curvado para baixo. O Quiuís listrado tem um bico com mais de 20 centímetros de comprimento. É cerca de 30% maior nas fêmeas do que nos machos
Reprodução do Quiuís
Como pássaros monogâmicos, os Quiuís não procuram um novo companheiro até que o antigo tenha morrido. Casais Kiwi foram observados passando mais de dez anos juntos.
Todos os anos, entre agosto e outubro, começa a época de reprodução dos casais de kiwi. Eles então perseguem um ao outro, dão saltos e são extremamente vocais.
Apenas uma das tocas da área é usada para reprodução, e sempre uma com vários meses ou mesmo anos, para que a entrada possa crescer com vegetação.
Habitat do Quiuís
Os Quiuís vivem nas três principais ilhas da Nova Zelândia: North Island , South Island e Stewart Island . Eles também são encontrados em várias pequenas ilhas na costa da Nova Zelândia; na maioria delas, porém, foram introduzidas com certeza, nas demais com alto grau de probabilidade, por humanos.
O habitat original dos Quiuís eram as florestas, que, com exceção das altas montanhas, cobriam a Nova Zelândia quase completamente antes da chegada dos colonos polinésios. Eles também são nativos de áreas abertas cobertas de arbustos feitas pelo homem.
Alimentação do Quiuís
Alimentando-se de todos os animais e plantas, suas principais atividades de forrageamento no solo são invertebrados, principalmente minhocas , centopéias e larvas de insetos.
Conhecimento histórico dos Quiuís
Desde que os primeiros colonos Māori chegaram à Nova Zelândia, os Quiuís foram caçados em grande escala por eles e pelos mamíferos (principalmente cães) que foram introduzidos ao mesmo tempo.
Os Maori já deslocaram os Quiuís de numerosas regiões e, assim, criaram áreas de distribuição fragmentadas semelhantes a ilhas dos Quiuís. A extinção do kiwi anão na Ilha do Norte foi causada pelos Maori.
Os maori adotaram táticas especiais para caçar Quiuís, que também incluíam imitar as chamadas. Os Quiuís eram caçados principalmente por sua carne, mas também por suas penas, que eram importantes como ornamentos.
Canto do Quiuís
As chamadas são assobios estridentes que podem ser levados até cinco quilômetros em condições favoráveis. À medida que os Quiuís os expelem, eles esticam o pescoço e o bico.
Os machos cantam com mais frequência do que as fêmeas, e seus assobios soam diferentes em tom e duração.