Pássaro saudade (Lipaugus ater) é uma especie de ave da família dos Cotingidae que pertence ao gênero dos Lipaugus.
A cotinga negra foi listada como quase ameaçada pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) devido à extensa perda de habitat em seu alcance; porém, é comum dentro de parques nacionais, a exemplo da Serra dos Órgãos e do Itatiaia .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do pássaro saudade
Os pássaro saudade machos são muito vocais e seu assobio alto e penetrante é frequentemente ouvido. É uma espécie com grande dimorfismo sexual.
Exceto por um espelho retrovisor amarelo brilhante , externamente os machos são muito semelhantes ao macho do melro comum , enquanto as fêmeas são muito menos visíveis e de cor verde oliva.
A fêmea se assemelha a ambos os sexos da única outra espécie do gênero antes na Tijuca, Lipaugus conditus , mas são maiores, seu bico é um pouco mais grosso e suas penas de vôo são verde-amareladas (não cinza).
Habitat do pássaro saudade
Esta espécie é considerada bastante comum em seu habitat natural : o estrato médio e sub-dossel das florestas úmidas montanas entre 1.100 e 1.700 m de altitude (metros acima do nível do mar).
Distribuição geográfica
O pássaro saudade Distribui-se desde o estado do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais até o extremo leste de São Paulo.
Alimentação do pássaro saudade
São principalmente suculentas: coqueiros de jussara, bagas de capororoca, rapanea gardeneriana, embaúba, pitangas, bagas de caruru, etc.
Canto do pássaro saudade
Os machos são altamente vocais e seu assobio alto e penetrante é ouvido com frequência.