Pássaros Silvestres

Patativa: características, reprodução, alimentação, habitat e canto

Por Alan Costa, em 31/10/2018 (atualizado em 12/07/2022)

A patativa (Sporophila plumbea) é um pássaro pertencente a família Thraupidae conhecido como patativa-da-serra, patativa-do-cerrado, patativa-da-amazônia, patativa-do-campo e patativa-verdadeira.

Patativa
patativa

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.

Além disso, a mesma espécie pode-se existir variações e algumas aves podem mostrar as costas pretas e o dorso amarelo.

Já as aves fêmeas e os mais jovens são todos pardos com as partes de dentro mais claras e com o bico quase preto e de menor tamanho.

Características da patativa

Além disso, este pássaro canora possui um tamanho médio e na fase adulta pode chegar a atingir cerca de 10 cm de comprimento.

O bico do pássaro tem uma cor que varia do preto ao amarelo passando pelo tom acinzentado.

A plumagem também é acinzentada, com a cauda e as assas mais escuras chegando ao preto, e quando a ave se preparar para voar podemos ver seu espelho branco embaixo de suas asas.

Reprodução da patativa

Patativa
patativa

O pássaro possui uma certa facilidade para se reproduzir em cativeiro.

Na natureza, o ninho possui o formato de uma xícara aberta, rala e rasa, feito com base de teias de aranha e inflorescências de Eragrostis.

O ninho pode ficar cerca de 70 centímetros do solo, em média e é realizado prevalecente em pequenos arbustos.

Já no cativeiro os ninhos de corda, com cerca de 9 centímetros de diâmetro também servem para os filhos.

A reprodução ocorre nos meses da primavera e do verão como citamos acima.

Alimentação

A alimentação da patativa é é granívora, ou seja, o pássaro consome sementes e grãos, e a espécie está ameaçada pela fim de seu habitat natural, pelo tráfico dos animais silvestres e pela caça.

Habitat 

habitat da patativa
habitat da patativa

A patativa habita em campos com gramíneas altas, cerrados, vegetação à beira de rios, buritizais e outros locais pantanosos.

Canto da patativa

O canto do pássaro é tão lindo que a ave se transformou num dos pássaros mais desejados no Brasil, se transformado em apelido para alguns cantores que vivem no nordeste.

O canto da Patativa também é popular na cultura brasileira sendo citada numa famosa música de Vicente Celestino, num poema de Cassimiro de Abreu e num romance de José de Alencar.

O tom do canto é reflexivo e se associa mais com uma perereca que propriamente com uma ave.

O macho na natureza, usa seu canto na temporada do acasalamento para demarcar o seu território.

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2018/10/canto-da-patativa.mp3?_=1

Distribuição geográfica

A patativa está presente em diversos lugares do Brasil, especialmente em parte dos estados de Roraima, Bahia, Pará, Distrito Federal, Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, sendo encontradas também na Argentina e no Paraguai.

Durante o inverno a Patativa sobrevive em conjunto e se torna mais difícil avista-lo, pois é a estação da troca de suas penas e os conjuntos ficam escondidos.

Já em setembro, o pássaro passa a ser visto acompanhado, pois seu tempo de acasalamento é entre o verão e a primavera, temporada em que seu canto é escutado de longe.

Sair da versão mobile