Patinho-de-asa-castanha: origem, características, alimentação, habitat e canto
Patinho-de-asa-castanha (Platyrinchus leucoryphus) é um pássaro que pertence á família Platyrinchidae, popularmente conhecido como patinho-gigante.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O patinho-de-asa-castanha é uma que espécie que foi classificado como vulnerável na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN / IUCN).
Isso porque a sua população, estimada entre 2 500 e 10 mil indivíduos maduros, está em declínio como resultado da perda contínua de habitat.
Além disso, ele parece ser dependente das florestas primárias da Mata Atlântica, que continua perdendo áreas em toda a sua extensão.
Origem
O patinho-de-asa-castanha é nativo do centro-leste da América do Sul.
Características do patinho-de-asa-castanha
Patinhos-de-asas-castanhas são inconfundivelmente reconhecíveis por causa de suas contas completamente achatado, daí o nome comum “patinho”.
Além disso, esta espécie tem cerca de 13 cm de tamanho, e algumas das asas são marrom-acastanhadas com uma cor marrom-esverdeada dominante nas partes superiores.
Em relação à cabeça, tem uma crista branca que se encolhe em situações de excitação ou estresse, garganta branca e peito marrom sujo que fica quase branco na região da barriga.
Alimentação
Esta espécie de ave se alimenta primariamente de insetos.
Habitat
O patinho-de-asa-castanha habita na mata atlântica, matas de araucária e matas subtropicais até 1000 metros.
Canto do patinho-de-asa-castanha
O canto do patinho-de-asa-castanha é um assobio alto e fino e emite um som de tchew… tchew…
Distribuição geográfica
O patinho-de-asa-castanha é encontrado na Mata Atlântica, sua ocorrência original abrange o sudeste do Paraguai, nordeste da Argentina e leste do Brasil, neste último desde o sul da Bahia até o nordeste do Rio Grande do Sul.
Além disso, no Rio Grande do Sul não possui registros há mais de 70 anos e provavelmente está extinto no estado.