Patinho-de-coroa-branca (Platyrinchus platyrhynchos) é uma ave que pertence a família Platyrinchidae, conhecido popularmente de bico-de-pente-de-crista-branca.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O patinho-de-coroa-branca é ocorre em florestas altas onde é relativamente incomum e difícil de ver bem, geralmente sozinho ou aos pares.
É encontrado na Bolívia, Brasil, Equador, Colômbia, Guiana Francesa, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.
Subespécies
O patinho-de-coroa-branca possui quatro subespécies reconhecidas:
– Platyrinchus platyrhynchos platyrhynchos: Encontrado no leste da Colômbia, sul da Venezuela, nas Guianas, e no norte da Amazônia brasileira, do alto rio Negro até o rio Branco e no norte do estado do Pará.
– Platyrinchus platyrhynchos senex: Encontrado no leste do Equador, leste do Peru, extremo oeste do Brasil na região do rio Juruá e no norte da Bolívia.
– Platyrinchus platyrhynchos nattereri: Encontrado na porção central e sul da Amazônia brasileira desde o baixo rio Purus até o alto rio Madeira e rio Jiparaná, no leste do estado do Amazonas.
– Platyrinchus platyrhynchos amazonicus: Encontrado no leste da Amazônia brasileira ao sul do rio Amazonas, da margem esquerda do rio Tapajós até o norte do estado do Maranhão.
Características do patinho-de-coroa-branca
O patinho-de-coroa-branca tem cabeça redonda e grossa com bico largo e curto, preto na parte superior e branco na parte inferior.
Com o pescoço é muito curto, as penas do dorso e a cabeça são pretas, a barriga é de cor amarelada, e a área branca do queixo é particularmente marcante.
Reprodução do patinho-de-coroa-branca
Para construir o ninho, a fêmea constrói um ninho de teia esférica usando samambaia e outras fibras vegetais.
O ninho é colocado na bifurcação da árvore mais alta, geralmente 1 a 2 m acima do solo da floresta, a fêmea põe apenas dois ovos a cada dois dias.
A reprodução é feita apenas por fêmeas, ao cuidar dos filhotes que saem do ninho após duas semanas, ela é amparada pelo macho.
Alimentação
O patinho-de-coroa-branca alimenta-se principalmente de insetos.
Habitat
Esta espécie habita no sub-bosque de florestas úmidas e florestas em solos arenosos, ele pousa em locais mais abertos e mais altos entre 3 a 5 metros do que os outros patinhos.
Fotos do patinho-de-coroa-branca
Canto do patinho-de-coroa-branca
O canto do patinho-de-coroa-branca é um trinado ascendente e descendente, que frequentemente é detectado primeiro pelo seu chamado forte.
Distribuição geográfica
O patinho-de-coroa-branca é encontrado em toda a Amazônia brasileira e nos demais países amazônicos Guianas, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia.