Pato-arlequim (Histrionicus histrionicus) é uma especie de ave da familia Anatidae que pertence ao gênero Histrionicus.
O pato-arlequim é um vagabundo extremamente raro na Europa Central. Uma fêmea foi observada na Holanda em 1982/83, e houve uma observação na costa de Schleswig-Holstein em 1980.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do pato-arlequim
Os machos reprodutores adultos têm um padrão de plumagem colorido e complexo. A cabeça e o pescoço são azul ardósia escuro com uma grande marca crescente branca na frente do olho que se estende até a crista, um pequeno ponto redondo atrás do olho e uma mancha oval maior na lateral do pescoço.
Uma faixa preta na coroa passa pelo topo da cabeça, com manchas castanhas em cada lado. Um colarinho branco com bordas pretas separa a cabeça do peito. O corpo é em grande parte de um azul ardósia mais claro com laterais castanhas.
Uma barra branca com borda preta divide o peito verticalmente pelas laterais. A cauda é preta, longa e pontiaguda. O espéculo é azul metálico. As penas secundárias internas são brancas e formam manchas brancas no dorso quando dobradas.
O bico é cinza-azulado e o olho é avermelhado. As fêmeas adultas são menos coloridas, com plumagem cinza-acastanhada com três manchas brancas na cabeça: uma mancha redonda atrás do olho, uma mancha maior do olho ao bico e uma pequena mancha acima do olho.
Habitat do pato-arlequim
Seu habitat de reprodução são riachos frios e rápidos no noroeste e nordeste da América do Norte , Groenlândia , Islândia e leste da Rússia . O ninho geralmente está localizado em um local bem escondido no solo próximo a um riacho.
Eles geralmente são encontrados perto de ondas fortes e águas brancas. Eles são migrantes de curta distância e passam a maior parte do inverno perto de costas rochosas nas costas do Atlântico e do Pacífico. São migrantes muito raros para a Europa Ocidental .
A população do leste da América do Norte está em declínio e é considerada em perigo. As possíveis causas incluem a perda de habitat devido a projectos hidroeléctricos e a perda de vidas devido a derrames de petróleo perto de zonas costeiras.
Reprodução do pato-arlequim
Os pato-arlequim aderem a um sistema de acasalamento monogâmico; durante a temporada de acasalamento no inverno, formarão laços de pares plurianuais, embora os machos raramente participem dos cuidados paternos.
Os patos jovens começam a namorar no primeiro inverno, as fêmeas terão sucesso no segundo ano, mas os machos raramente formarão um vínculo persistente antes do quarto inverno. Os machos arlequim terão uma plumagem alternativa durante a temporada de acasalamento de inverno.
Tanto os arlequins femininos quanto os masculinos exercem a preferência na escolha do parceiro e a defesa do vínculo de casal, para demonstrar fidelidade ao parceiro.
Qualquer um dos parceiros é capaz de se divorciar do vínculo do casal para buscar uma opção de maior qualidade, porém esse comportamento é incomum.
Alimentação do pato-arlequim
Essas aves se alimentam nadando debaixo d’água ou mergulhando. Eles também se envolvem. Comem moluscos , crustáceos e insetos .
Canto do pato-arlequim
A voz do pato-arlequim é muito aguda. Os assobios agudos e estridentes, que lembram os guinchos de ratos lutadores, são ouvidos principalmente durante exibições de namoro.
Durante esse tempo, o macho assobia wiiah wii-ah. Os cantos do macho são em formato de staccato, lembrando os cantos da pequena andorinha-do-mar . Esquadrões voadores gritam um gü gü gü…, bem alinhado, que é penetrante.