O pato-carolino (Aix sponsa) é uma espécie de pato anatídeo pertencente a família Anatidae, é conhecido também como pato-da-madeira.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta ave é natural da América do Norte, em particular das zonas pantanosas da costa este dos Estados Unidos da América, a espécie foi introduzida na Europa como animal ornamental de jardins.
Características do pato-carolino
Um pato adulto desta espécie mede entre 47 e 54 centímetros de comprimento e tem uma envergadura de 66 a 73 centímetros.
Podemos observar que este tamanho é apenas três quartos do comprimento de um pato selvagem adulto.
O macho adulto possui plumagem diferenciada que é iridescência multicolorida, além de olhos vermelhos e uma porção branca logo abaixo do pescoço.
Nas mulheres, que são de cor diferente e menos intensa, apresentam um anel branco ao redor dos olhos e a garganta esbranquiçada, todos os indivíduos e adultos têm uma crista na cabeça.
Reprodução do pato-carolino
As fêmeas podem colocar entre 07 e 15 ovos e incubá-los por cerca de 30 dias. No entanto, se os ninhos estiverem muito próximos, as fêmeas também podem colocar ovos nos ninhos das aves vizinhas, o que pode resultar em ninhos contendo até 30 ovos com alta probabilidade de reprodução, situação conhecida como despejo de ninhos.
Assim que os ovos eclodem, os filhotes descem da árvore e tentam encontrar o caminho pela água, o pato pode até tentar chamá-la de volta, mas não adianta.
Esses filhotes podem cair de uma altura de mais de 80 metros e não sofrem nenhum problema.
Preferem sempre os ninhos que estão sobre a água para poderem pousar em algo macio quando descem das árvores, mas os ninhos estão quase sempre a cerca de 140 metros da costa.
Os patinhos nascem nadando e podem procurar comida por conta própria sem nenhum problema.
Alimentação
O pato-carolino se alimenta de plantas, grãos, bolotas, nozes, sementes, insectos e pequenos invertebrados.
Comportamento
Seus criadouros preferidos são pântanos arborizados, lagoas, lagos rasos e pequenos rios, particularmente na costa oeste dos Estados Unidos e México e leste da América do Norte.
Quase sempre constroem seus ninhos em cavidades de árvores próximas à água, embora também façam uso de ninhos de outras aves, que são construídos em locais úmidos.
As fêmeas costumam encher os ninhos com materiais macios, como penas, que estão acostumados a, por exemplo, preferir os pontos mais altos para se livrar de possíveis predadores.
Ao contrário de outros patos, o pato-caroque tem garras muito afiadas para se empoleirar nas árvores, e mesmo na região sul é capaz de produzir duas ninhadas em apenas uma temporada, acreditando-se ser o único pato americano a conseguir tal feito.
Habitat
O pato-carolino habita em Florestas da América do Norte com lagos e rios e Caraíbas, a alguns exemplares foram levados para a Europa como ave ornamental e desses, alguns adaptaram-se a viver em liberdade.
Fotos do pato-carolino
Distribuição geografica
O pato-carolino pode ser encontrado todo o ano em partes da região do sul, porém, aquelas que se localizam ao norte do país, também voam para o sul durante o inverno.