Pato-de-carúncula: características, alimentação, reprodução e habitat
Pato-de-carúncula ( Sarkidiornis melanotos) é uma espécie de pato selvagem que pertence á familia Anatidae, popularmente conhecido como pato-de-crista-africano e pode ser encontrada na África sub-saariana.
Além disso, esta espécie habita zonas alagadas, pântanos, e margens de rios, onde haja suficiente vegetação aquática
O Pato-de-carúncula é considerada a única espécie do gênero Sarkidiornis, apesar de a maioria dos autores considerarem o pato-de-crista e o pato-de-carúncula espécies distintas.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta espécie de pato possui hábitos gregários, que pode ser encontrada em grandes bandos, por vezes separados entre sexos, eles são silenciosos, exceto por um coaxar baixo quando corado.
Características do pato-de-carúncula
O pato-de-carúncula tem 70–80 cm de comprimento, sendo as fêmeas pelo menos 10 cm menores que os machos, além disso, a espécie tem dimorfismo sexual significativo.
Em relação ao macho tem plumagem branca na barriga, peito e pescoço, com o dorso e asas pretos com reflexos iridescentes de cor roxa, e na época de reprodução, a cabeça e a zona inferior da cauda (normalmente brancos) adquirem tom amarelo.
Além disso, a característica mais distintiva dos machos é a presença de uma crista achatada lateralmente na zona superior do bico, que dá o nome à espécie
Por outro lado, a fêmea não tem esta crista e apresenta plumagem mais baça, sem as iridescências roxas nas asas.
Reprodução do pato-de-carúncula
A época de reprodução do pato-de-carúncula varia de acordo com a distribuição geográfica, mas geralmente coincide com a estação chuvosa.
O ninho é construído no oco de uma árvore que fica perto da água e forrado com penugem, cada pose contém uma média de 6-8 ovos.
Ninhos de ovos excepcionais foram encontrados que colocam até 20 ovos durante os períodos de abundância.
A incubação e a criação dos filhos são de responsabilidade exclusiva da fêmea, o período de incubação é de 28 a 30 dias.
Os filhotes ficam no ninho por 9 a 10 semanas e depois pulam direto do ninho para a água.
Alimentação
A alimentação do pato-de-carúncula na vegetação aquática, e consiste é em pequenos artrópodes aquáticos e moluscos.
Habitat
Pato-de-carúncula um tipo de pato encontrado ao longo das zonas húmidas tropicais/subtropicais como zonas alagadas, pântanos, e margens de rios, onde haja suficiente vegetação aquática.
Fotos do pato-de-carúncula
Distribuição geografica
O Pato-de-carúncula é encontrado na África Subsariana e da ilha de Madagáscar, bem como da maior parte do Sul da Ásia e Indochina continental.