O pato-de-crista (Anas specularoides) é uma espécie da família Anatidae, também conhecido como pato-cachamorro, pato-do-mato e putrião.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o pato-de-crista é uma espécie de patos sul-americanos é a única espécie do gênero Lophonetta.
Características do pato-de-crista
O pato-de-crista chega a medir 76 centímetros de comprimento e pesar 2 quilos, esta
é uma ave extremamente arisca e desconfiada, não permitindo a aproximação do observador.
Além disso, ele costuma pousar em árvores na beira d’água e na época da muda das penas das asas, quando não pode voar, esconde-se na vegetação dos açudes e pântanos, seus bandos voam em fila indiana, alcançando boa velocidade.
Reprodução do pato-de-crista
Na época da reprodução o pato-de-crista aumenta e sua plumagem fica mais colorida, a fêmea, que é menor e não tem a carúncula sobre o bico, faz o ninho em cavidades de árvores.
Além disso, ele põe até 20 ovos, que choca por aproximadamente 1 mês, os filhotes logo que nascem abandonam o ninho e seguem a mãe Filhotes de pato-de-crista.
Alimentação
O pato-de-crista se alimenta de pequenas sementes, principalmente de plantas aquáticas, folhas, vermes, larvas de inseto e outros bichinhos.
Hábitat
Esta espécie vive sempre perto de açudes, rios, lagoas e pântanos, e costuma pousar em árvores na beira d’água e na época da muda das penas das asas, quando não pode voar, esconde-se na vegetação dos açudes, lagoas e pântanos.
Distribuição geográfica
O pato-de-crista pode ser encontrado em todo o Brasil e da América Central à Argentina.