Pato-de-touca-branca: características, reprodução, alimentação, comportamento e habitat
Pato-de-touca-branca (Bucephala albeola) é um pequeno pato marinho pertencente á família Anatidae, conhecido como olho-dourado-de-touca ou pato-cabeça-de-boi.
Além disso, este pato é oriundo da América do Norte (Alasca, oeste do Canadá e noroeste dos E.U.A.), sendo muito raro na Europa, o macho tem a cabeça e os flancos brancos, apresentando uma mancha verde na testa.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do pato-de-touca-branca
O pato-de-touca-branca varia de 32 a 40 cm de comprimento e pesa 270 a 550 g, com os patos maiores que as fêmeas, os machos adultos são impressionantes em preto e branco, com cabeças verdes e roxas iridescentes e uma grande mancha branca atrás do olho.
Por outro lado, as fêmeas são acinzentadas com uma mancha branca menor atrás do olho e uma parte inferior clara.
Reprodução do pato-de-touca-branca
Eles nidificam em cavidades de árvores, geralmente álamo ou choupo, e usam principalmente ninhos ciliados antigos perto de água.
Alimentação
O pato-de-touca-branca se alimentam debaixo d’água, eles preferem profundidades de água de 1,2 a 4,5 m, alimentam-se predominantemente de crustáceos e moluscos.
Comportamento
O pato-de-touca-branca desenvolveram seu tamanho pequeno para caber na cavidade do ninho de seu hospedeiro metabiótico, um pica-pau, o flicker do norte.
Devido ao seu pequeno tamanho, eles são muito ativos, realizando mergulhos quase contínuos enquanto são sustentados por seu alto metabolismo.
Eles não tendem a se reunir em grandes bandos, os grupos são geralmente limitados a um pequeno número. Um pato serve como guarda, de olho nos predadores, enquanto os outros do grupo mergulham em busca de comida.
As cabeças de búfalo estão entre as últimas aves aquáticas a deixar seus locais de reprodução e estão entre as aves migratórias mais pontuais do mundo, alcançando seus locais de invernada em um curto período de tempo.
Habitat
O pato-de-touca-branca habita em lagos e lagoas arborizadas no Alasca e no Canadá, quase inteiramente incluídos na floresta boreal ou habitat da taiga e em água salgada.
Fotos do pato-de-touca-branca
Relacionamento com humanos
Por causa de sua plumagem vistosa, natureza altamente ativa e proximidade com as pessoas nas propriedades à beira-mar, os patos-de-touca-branca são uma das aves mais populares entre os observadores de pássaros.
O pato-de-touca-branca também conhecido como o espírito do pato, foi adicionado ao brasão da cidade de Sydney, British Columbia, em 1995.
Eles são caçados e considerados pássaros selvagens. Ao contrário de muitos outros patos-do-mar, que diminuíram nas últimas décadas, o número de cabeças-de-colchão permaneceu relativamente constante.
A degradação do habitat é a maior ameaça para esta ave, uma vez que depende de um habitat costeiro muito limitado nas suas áreas de invernada e um habitat muito específico nas suas áreas de reprodução boreal, embora os tubarões-búfalos usem ninhos artificiais, eles ainda precisam de um habitat florestal para prosperar.