Pato ferrão ( Plectrapterus gambensis ) é uma espécie de ave anseriforme da família Anatidae . É um grande ganso, típico da África.
Os gansos de espora estão relacionados com gansos e meio gansos . No entanto, eles diferem em várias características anatômicas e, portanto, ocasionalmente são colocados em uma subfamília separada chamada Plecttropterinae.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O agrupamento no Tribus Plectrapterini, no qual é colocado junto com o Ganso Brilhante , deveu-se a semelhanças de comportamento. Existem também diferenças significativas de tamanho entre os sexos em ambas as espécies.
Características do pato ferrão
Os pato ferrão recebem esse nome porque têm uma espora em cada ponta da asa . Os gansos machos são significativamente maiores que as fêmeas. Pesam em média 5,5 quilos.
Eles também têm uma corcunda vermelha mais proeminente na testa. Os esporões mais velhos também têm manchas vermelhas nuas na pele nas laterais do pescoço.
As duas subespécies diferem na divisão da plumagem do corpo preto e branco. P. gambensis gambensis tem barriga e flancos brancos. A subespécie P. gambensis niger , que se distribui a sul do Zambeze , apresenta apenas uma pequena mancha abdominal branca.
Os pato ferrão já apresentam a mesma distribuição em preto e branco que as aves adultas quando são jovens. No entanto, as penas desses gansos que ainda não são sexualmente maduros são abafadas em marrom e não são tão brilhantes quanto as dos gansos adultos.
Habitat do pato ferrão
Ambas as subespécies têm uma grande área de distribuição na África. Como uma espécie de ave aquática, houve declínios populacionais em regiões que passaram por estações secas nos últimos anos.
Na África do Sul, a espécie se beneficiou dos reservatórios criados em regiões agrícolas.
Os pato ferrão habitam extensas planícies pantanosas, grandes rios, lagos interiores ricos em vegetação e reservatórios nas regiões de savana e zonas agrícolas. Sua dieta consiste em partes verdes e sementes de pântanos numerosos e plantas aquáticas.
Reprodução do pato ferrão
O início do período reprodutivo depende das respectivas estações chuvosas. O ninho é muito simples. Consiste principalmente em um ninho profundo oco que a fêmea coça.
O território do ninho é defendido de forma agressiva. O esporão da asa também é usado para isso.Uma embreagem consiste em seis a dez ovos em média.
Eles têm pele lisa e cor creme. Os filhotes eclodem após um período de incubação de 30 a 32 dias. Segundo observações anteriores, os filhotes são cuidados exclusivamente pela fêmea.
Alimentação do pato ferrão
Alimenta-se principalmente de vegetais , como partes vegetativas e sementes de gramíneas , ciperáceas e plantas aquáticas , grãos agrícolas , frutas (por exemplo, figos ) e tubérculos, embora possa ocasionalmente complementar a dieta com pequenos peixes ou insetos .
Estado de conservação do pato ferrão
O pato ferrão é uma ave comum nas zonas húmidas africanas. Talvez a principal ameaça à espécie seja o desenvolvimento e a destruição de habitats de zonas úmidas e a caça não regulamentada.
Uma pesquisa de contagem da população nas zonas úmidas da África Ocidental, do Senegal ao Chade , no início de 1977, produziu uma contagem de 10.000 gansos, encontrados principalmente na bacia do Níger .
Esta ave é uma das espécies às quais se aplica o Acordo sobre a Conservação das Aves Aquáticas Migratórias Afro-Eurasiáticas ( AEWA ).