Pato-mergulhão: características, reprodução, habitat e alimentação
O pato-mergulhão ( Mergus octosetaceus ) é um pato mergulhador sul-americano do gênero Mergus que faz parte da familia anatídeos.
É uma das seis aves aquáticas mais ameaçadas do mundo, com possivelmente menos de 250 aves em estado selvagem e algumas mantidas em cativeiro no Brasil .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
A origem de seu nome vem de seu bico longo e pontiagudo que possui um grande número de bordas que parecem dentes.
Características do pato-mergulhão
O pato-mergulhão é um pato escuro e esguio com um capuz verde-escuro brilhante com uma longa crista , que geralmente é mais curta e com aparência mais desgastada nas fêmeas.
As partes superiores são cinza escuro, enquanto o peito é cinza claro, ficando mais claro em direção ao ventre esbranquiçado, e uma mancha branca nas asas é particularmente perceptível em vôo.
Tem um bico preto longo e fino com pés e pernas vermelhos. Embora as fêmeas sejam menores com bico e crista mais curtos, ambos os sexos são semelhantes em cores.
Os patos esguios variam em tamanho de 49 a 56 centímetros quando adultos. Os patos-mergulhões jovens são principalmente negros com garganta e peito brancos.
Habitat do pato-mergulhão
O esguio pato-mergulhão vive em baixas densidades em regiões remotas e montanhosas onde habita rios limpos e riachos com corredeiras e mata ciliar .
Os patos-mergulhões são aves muito territoriais, defendendo grandes extensões de rio e as terras que cercam a água corrente.São reconhecidas como uma espécie residente que não abandona os cursos de água onde estabeleceu o seu território.
Eles não se movem ou querem se mover uma vez que seus habitats tenham desaparecido. As aves precisam de grandes territórios e seu habitat está diminuindo rapidamente.
Reprodução do pato-mergulhão
Até agora, apenas dados insuficientes estão disponíveis sobre o comportamento reprodutivo do pato-mergulhão.
Foram observadas perseguições na água, nas quais um serrador escuro seguia o outro. Os pássaros nadavam em círculos e com violentos movimentos de asas. Isso provavelmente faz parte do comportamento de namoro.
A época de reprodução começa em junho. A época de reprodução cai em julho e os filhotes podem ser vistos do final de julho a agosto.
O único ninho descrito até agora estava em uma árvore oca 25 metros acima do solo. O material de nidificação consistia apenas em madeira podre e fina. Enquanto a fêmea incubava, o macho permanecia perto do rio.
A fêmea interrompeu a incubação apenas uma vez por dia e depois deixou o ninho por 1 a 1,5 horas. Passava a maior parte do tempo comendo e limpando suas penas. Os restos da concha encontrados mais tarde eram de cor creme claro.
Alimentação do pato-mergulhão
O pato-mergulhão se alimenta quase exclusivamente de peixes com tamanhos aproximado de 6 a 19 centímetros de comprimento.
Estado de conservação
Os patos-mergulhões são muito sensíveis à degradação e perda de habitat principalmente devido às ações antrópicas.
Uma grande ameaça à sobrevivência das aves é a questão do assoreamento dos rios causado pela expansão das atividades agropecuárias , mineração , degradação das bacias hidrográficas e erosão do solo , além do desmatamento .
As atuais práticas tradicionais de manejo e uso do solo na região provenientes da agropecuária podem trazer sérios prejuízos à conservação dos recursos naturais , principalmente a água, da qual dependem os patos-mergulhões e os próprios agricultores .