O pato-olho-d’ouro (Bucephala clangula) é uma espécie de pato marinho que pertence a família anatídeos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, esta espécie é do gênero de patos mergulhadores encontrados no Hemisfério Norte, o pato-olho-d’ouro é agressivo e territorial, e têm elaboradas exibições de corte.
E o seu parente mais próximo é o olho dourado de Barrow que é bastante semelhante.
Características do pato-olho-d’ouro
O macho da espécie varia de 45–51 cm e pesam aproximadamente 1.000 g, enquanto as fêmeas variam de 40–50 cm e pesam aproximadamente 800 g.
O pato-olho-d’ouro é nomeada por seu olho amarelo dourado, os machos adultos têm cabeça escura com brilho esverdeado e uma mancha branca circular abaixo do olho, dorso escuro e pescoço e barriga brancos.
Com relação as fêmeas adultas têm a cabeça marrom e o corpo predominantemente cinza, e as suas pernas e pés são amarelo-alaranjados.
Reprodução do pato-olho-d’ouro
Seu habitat de reprodução é a taiga, o pato-olho-d’ouro são migratórios e passam o inverno em águas costeiras protegidas ou em águas interiores abertas em latitudes mais temperadas.
Naturalmente, eles nidificam em cavidades em grandes árvores, onde retornam ano após ano, embora também usem prontamente caixas de ninho.
As cavidades naturais das árvores escolhidas para os locais de nidificação incluem aquelas feitas por galhos quebrados e aquelas feitas por grandes pica-paus, especificamente pica-paus empilhados ou pica-paus pretos
Alimentação
O pato-olho-d’ouro são pássaros mergulhadores que se alimentam debaixo d’água de insetos aquáticos, moluscos e crustáceos.
Habitat
Esta espécie habita nos lagos e rios das florestas boreais em todo o Canadá e norte dos Estados Unidos.
Fotos do pato-olho-d’ouro
Distribuição geografica
O pato-olho-d’ouro pode ser encontrado no Canadá e norte dos Estados Unidos, Escócia , Escandinávia , Estados Bálticos e norte da Rússia.