Pássaros Silvestres

Pato selvagem: características, reprodução, alimentação, predadores e onde encontrar

Por Alan Costa, em 31/10/2018 (atualizado em 12/07/2022)
pato selvagem

Pato selvagem (Cairina moschata) é uma espécie de pato da  família Anatidae conhecido como pato-selva, pato-crioulo, pato-bravo, cairina, pato-argentino, pato-selvagem, pato-almiscarado e pato-mudo.

Pato Selvagem
Pato Selvagem

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.

É um pato de textura muito comum e se estende por todo o hemisfério norte.

Pato Selvagem é um pássaro, este pato também é chamado de ‘ave aquática’ porque são normalmente encontrados em lugares onde há água como lagoas, córregos e rios. Este pato é relacionado com ganso e cisne.

Os patos selvagens são por vezes confundidos com vários tipos de aves aquáticas sem parentesco com formas semelhantes, como mergulhões.

Aves aquáticas encontradas em muitas partes da América do Norte e do norte da Europa e galeirões aves aquáticas de tamanho médio), membros da família Rail Bird.

Características do pato selvagem

Características do Pato Selvagem
Características do Pato Selvagem

O pato selvagem é uma espécie contempla um tamanho médio, embora seja um pouco mais pesado que a maioria dos patos do gênero.

Além disso, ele mede entre 50 a 65 cm de comprimento, tem uma extensão de asa de 81 a 98 cm aproximadamente e pode pesar entre 0,72 a 1,58 kg.

Esta ave apresenta um importante dimorfismo sexual em relação à sua plumagem, o macho tem uma plumagem marcante e muito característica.

Portanto, tanto a cabeça como o pescoço são de uma cor verde escura brilhante, com uma faixa branca em forma de colar.

Seu peito é marrom com tons de roxo e o resto de seu corpo é acinzentado com sombras mais escuras nas partes superiores, exceto pela garupa e as penas do centro da cauda, ​​que são onduladas para cima, e pretas, as penas das laterais da cauda, que são brancos e o espelho das asas.

Existem diferentes maneiras de saber se um pato é do sexo feminino ou masculino, em relação ao do pato feminino, este é caracterizado por uma plumagem com menos cores brilhantes e suaves.

Destacando alguns tons de marrom, contrastando tons claros e escuros, uma vez que cada uma de suas penas podem conter cor entre, creme castanho escuro.

A cor da sua plumagem pode ser semelhante à da maioria das fêmeas de patos comuns. Sua cabeça é especialmente tons creme com uma franja ao redor dos olhos e um pileus escuro.

Ambos os sexos têm um óculos azul em suas penas secundárias e, dependendo do ângulo com o qual você olha, pode ser roxo, com uma borda interna preta e um exterior branco.

No entanto, caso da fêmea, esse espelho a diferencia das outras fêmeas de outras espécies de patos.

Com relação ao bico do macho é amarelo com a ponta preta, ao contrário da fêmea que é mais escura, com tons entre laranja e marrom-escuro e as pernas de ambos os sexos são laranja.

Comportamento

Comportamento do Pato Selvagem
Comportamento do pato selvagem

Quanto ao comportamento dos patos selvagens, esta espécie é muito sociável, por isso costuma formar e gerir grandes bandos quando não é época de reprodução.

É um pato muito esquivo e desconfiado, quase nunca admitindo que se aproxima e geralmente é o primeiro a partir na presença do macho, dia e noite ela forrageia.

Ela é uma pata muito adaptável e usa as fontes variadas para se alimentar.

Esta é uma das principais razões para sua grande população.

Alimentação

O pato selvagem pode se alimentar de de sementes e vegetais, incluindo algumas raízes e tubérculos.

Bem como invertebrados como moluscos e outros organismos aquáticos, crustáceos e vermes, bem como uma variedade de insetos que podemos nomear os besouros, moscas, borboletas, libélulas entre outros.

Reprodução do pato selvagem

Reprodução do Pato Selvagem
Reprodução do Pato Selvagem

Os patos selvagens machos enrolam os pés com plumagem ou penas de cores vivas.

Os patos levarão os patos machos para seus locais de nidificação na primavera.

O local de reprodução é geralmente onde a fêmea foi incubada.

A pata constrói seu ninho na grama ou junco, ou mesmo em um buraco em uma árvore.

O pato macho protege seu território e afugenta outros casais.

Uma vez que a fêmea tenha colocado de 5 a 12 ovos, ela se sentará em seus ovos para mantê-los aquecidos para que possam eclodir em filhotes.

Os patos, por outro lado, estão com os outros patos machos.

Os ovos geralmente eclodem em 28 dias, com exceção do pato almiscarado que leva cerca de 35 dias para eclodir.

A mãe pata mantém sua ninhada unida para protegê-los dos predadores.

Predadores

Os predadores dos patos selvagens são animais como o guaxinim, tartarugas, falcões, peixes grandes e cobras são os principais inimigos dos patos-reais e eles comem os filhotes.

Canto do pato selvagem

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2018/10/canto-do-pato-selvagem.mp3?_=1

Onde encontrar e habitat do pato selvagem

O pato selvagem se espalhou pelo hemisfério norte e foi introduzido em algumas áreas do hemisfério sul.

Eles vivem na América do Norte, México, Havaí, China, Japão.

O pato selvagem é uma ave migratória marcada para longas distâncias.

Um exemplo disso são os da América do Norte, que passam o inverno no México e também frequentemente entram na América Central entre setembro e maio.

Eles também são encontrados em zonas úmidas de água doce. e sal, incluindo lagos, lagoas e rios, além do mar aberto próximo à costa; bem como parques e áreas urbanas.

Esta espécie tem uma preferência particular por águas rasas, com menos de um metro, não gostando de águas mais profundas.

Eles também são fascinados pela água com vegetação aquática.

O pato-real é uma espécie que vive em associação com a água, muitas vezes em locais humanizados, pois se diz ser uma espécie antropofílica.

Pois vive em associação com os machos. Por isso, o parente selvagem do pato doméstico é um exemplo de animal urbano.

Sair da versão mobile