Patola-de-pés-azuis ( Sula nebouxii ) é uma espécie de ave Suliforme da família Sulidae típica do Pacífico americano .
Habita as costas do Equador e do Golfo da Califórnia , além das Ilhas Galápagos , onde vive com seu parente, o atobá-de-pés-vermelhos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Nas Galápagos foi um dos animais meticulosamente estudados por Charles Darwinem seu trabalho sobre a evolução das espécies, os adultos têm em média 81 cm de altura; e até 1 e 90 cm de envergadura.
A cor azul intensa característica de suas pernas vem dos pigmentos carotenóides que vêm de sua dieta, uma vez que essas aves são incapazes de sintetizar carotenóides e precisam assimilá-los através de sua dieta.
Características do patola-de-pés-azuis
Com 80 centímetros de comprimento, os patola-de-pés-azuis são do tamanho de gansos . As fêmeas são geralmente maiores e mais pesadas que os machos. Seu peso é de cerca de 1,5 kg.
Os pés palmados de couro azul brilhante são uma característica única desta espécie. A cauda e as asas são geralmente longas e pontiagudas.
A plumagem é marrom-esbranquiçada, o bico é verde-acinzentado. A cabeça é tracejada mais escura e parece espetada.
Os olhos das mulheres têm um anel escuro de pigmento na íris interna , que é a pupilaparecem maiores do que os machos. As aves mostram um comportamento destemido em relação aos humanos em seus criadouros .
Habitat do patola-de-pés-azuis
Eles vivem em áreas de mar seco (principalmente ilhas) de águas tropicais e subtropicais nas costas orientais do Oceano Pacífico desde a Corrente da Califórnia (norte do México) até a quente Corrente de Humboldt no sul do Peru .
Uma colônia famosa está nas Ilhas Galápagos , ou seja, 50% da população global. A patola-de-pés-azuis é estritamente uma ave marinha. Eles só precisam pousar para procriar, o que fazem em costões rochosos.
Reprodução do patola-de-pés-azuis
A patola-de-pés-azuis é um animal monogâmico embora possa ser bígamo. Eles se reúnem nos territórios de reprodução. O ciclo de reprodução dos inocentes é a cada 8 ou 9 meses.
Para a dança do acasalamento, os pássaros mostram suas patas azuis e dançam para impressionar a fêmea, depois o macho dá pequenos gravetos para a fêmea construir um ninho.
O macho assobia longo e alto, a fêmea estala de volta brevemente. Durante a dança, o macho abre as asas e bate os pés no chão.
A fêmea desfila e o macho aponta a cabeça e a cauda para o alto e coloca as asas para trás para mostrá-las à fêmea. O nuthatch-de-patas-azuis não é uma espécie que se reproduz sazonalmente. Eles são criadores
Alimentação do patola-de-pés-azuis
A dieta do patola-de-pés-azuis consiste exclusivamente em peixes , que eles caçam no mar .
Estado de conservação do patola-de-pés-azuis
A preocupação com o declínio da população de patola-de-pés-azuis nas Ilhas Galápagos motivou um projeto de pesquisa em sua causa. O projeto, concluído em abril de 2014, confirmou o declínio da população.
A população do patola-de-pés-azuis parece estar tendo problemas para se reproduzir, portanto, está diminuindo lentamente.
Teme-se que o declínio seja de longo prazo, mas a coleta anual de dados é necessária para uma conclusão firme de que esta não é uma flutuação normal.
Problemas alimentares podem ser a causa de uma falha observada das aves até mesmo em tentar procriar. Isto está relacionado com a diminuição da sardinha ( Sardinops sagax ), uma parte importante da dieta dos atobás.
Trabalhos anteriores na Ilha Española tiveram sucesso na criação de patola-de-pés-azuis que têm acesso a sardinhas, caso em que sua dieta consiste essencialmente em sardinhas.