O pavão do congo (Afropavo congensis) é a única espécie do gênero Afropavo conhecida também como pavão-congolês ou mbulu.
Além disso, esta é uma das três espécies conhecidas popularmente como pavões, sendo a única nativa de África, e seu habitat na República Democrática do Congo, não sendo uma ave migratória
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do pavão do congo
O pavão do congo é uma ave grande com entre 64-70cm de comprimento, possuidor de plumagem azul de coloração metálica verde e violeta.
Com relação ao seu pescoço é nu, de pele vermelha e as suas patas são cinza e sua cauda é preta com 14 penas.
Esta espécie possui um penacho de penas brancas como crista, e a fêmea tem entre 60-63cm de comprimento e geralmente tem plumagem castanha, com abdome preto, costa verde-metálico e um penacho castanho como crista.
No entanto, ambos os sexos se assemelham a pavões asiáticos ainda jovens, com os primeiros espécimes empalhados sendo erroneamente classificados como estes antes de serem oficialmente designados como membros de uma espécie única
Reprodução do pavão do congo
Uma fêmea de pavão do Congo atinge a maturidade sexual em cerca de um ano, enquanto os machos levam o dobro do tempo para atingir o crescimento total, sua oviposição é limitada a dois a quatro ovos por temporada.
Em cativeiro, essas aves preferem depositar seus ovos em plataformas elevadas ou caixas-ninho a cerca de 1,5 metros do solo.
Seu comportamento de nidificação selvagem é pouco conhecido. A fêmea incuba os ovos sozinha e estes eclodem em filhotes após 26 dias.
A vocalização mais comum entre os pavões machos e fêmeas do Congo é um dueto, usado para ligação de pares e localização.
Alimentação
Esta espécie de pavão é onívoro, e se alimenta de frutas, sementes e partes de plantas, bem como insetos e outros pequenos invertebrados.
Fotos do pavão do congo
Habitat
O pavão-do-Congo habita nas Florestas de planícies Centrais do Congo na República Democrática do Congo onde é considerado a ave nacional.