Pavão indiano (Pavo cristatus) é uma espécie de ave pertencente ao gênero pavão da família dos faisões também conhecido com pavão- azul
É uma ave grande e colorida nativa do sul da Ásia , mas introduzida e semi-selvagem em muitas outras partes do mundo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
O macho é predominantemente azul com uma crista de forno de penas em forma de colher e é conhecido pela longa “cauda” formada por longas coberturas superiores da cauda que mostram manchas coloridas nos olhos.
Essas penas rígidas e longas são erguidas como um leque e agitadas durante uma cerimônia de exibição para o acasalamento. A fêmea não tem essa cauda, tem o pescoço esverdeado e a plumagem acastanhada mais opaca.
Características do pavão indiano
Os pavões indianos machos são aves grandes com comprimento médio de 107 cm (do bico à cauda de 100 a 115 cm) ou 2,2 m , se contarmos a cauda , e pesam aprox. 5 kg .
O pavão indiano macho é menor, com comprimento médio de 86 a 95 cm e peso médio de aprox. 3,4 kg . Seu tamanho, cor e forma de crista os tornam inconfundíveis dentro de sua área de distribuição nativa.
A plumagem dos machos é azul-esverdeada iridescente, com as penas superiores da quase-cauda aprox. 1 m mais longo que os outros.
Essas penas têm manchas amarelas em forma de olho e se abrem em forma de leque para atrair insetos para a cópula .Mais precisamente o macho é azul metálico na coroa, com penas curtas e encaracoladas na cabeça.
A crista em forma de leque na cabeça é feita de penas com barras pretas nuas e encimada por uma teia verde-avermelhada.Uma faixa branca acima do olho e uma mancha branca em forma de meia-lua abaixo do olho são formadas por pele branca nua.
Habitat do pavão indiano
O pavão indiano é uma espécie de ave que vive no subcontinente indiano e também é encontrada nas áreas mais secas das terras baixas do Sri Lanka .
No sul da Ásia, é encontrado principalmente abaixo de uma altitude de 1800 m e, em casos raros, a 2000 m. É encontrado em florestas decíduas úmidas e secas, mas pode se adaptar à vida em áreas cultivadas e perto de assentamentos humanos e geralmente é encontrado onde há água disponível.
Em muitas partes do norte da Índia, eles são protegidos por sentimentos religiosos e comem restos de aldeias e cidades. Alguns sugeriram que o pavão foi introduzido na Europa por Alexandre, o Grande , enquanto outros sugeriram que o pássaro chegou a Atenas .
Reprodução do pavão indiano
Os pavões machos não ajudam no cuidado dos ovos e chegam a ter até seis pavões fêmeas por vez. Os pavões são polígamos e a época de reprodução é prolongada, mas aparentemente depende das chuvas.
Alguns machos podem acasalar em poleiros masculinos e esses machos geralmente são parentes próximos. Os machos em locais de machos aparentemente têm pequenos territórios próximos uns dos outros e permitem que as fêmeas os visitem e não tentem manter uma ninhada.
As fêmeas não parecem favorecer machos específicos. Os ninhos às vezes são localizados perto de edifícios e já foi estabelecido que eles usavam plataformas de nidificação não utilizadas do abutre de Bengala .
Os babuínos põem de 4 a 8 ovos amarelos a esbranquiçados , que são incubados por 28 dias apenas pela fêmea. Os ovos de pavão são de cor castanha clara e são postos um ovo por dia, geralmente à noite.
Alimentação do pavão indiano
Os pavões indiano são onívoros e comem sementes, bagas, insetos, frutas, pequenos mamíferos e répteis. Eles comem cobras pequenas.
Canto do pavão indiano
Os cantos mais comuns das aves eram gritos altos descritos como pia-ow ou mej -ow . A frequência das chamadas aumenta antes da hora da Monção mas também podem ser emitidas por alarme ou quando são perturbadas por ruídos fortes.
Nas florestas, seus chamados geralmente indicam a presença de um predador como um tigre . Eles também fazem muitas outras chamadas, como uma série rápida de ka-aan..ka-aan ou kok-kok rápido .