Pavão-verde: características, reprodução, alimentação, comportamento e habitat
O pavão-verde (Pavo muticus) é uma espécie pertencente ao gênero Pavo da família Phasianidae, conhecido também como pavão-verde-de-Java.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, trata-se de uma ave nativa das florestas do Sudeste Asiático que hoje integra a lista vermelha da IUCN e classificada como ameaçada de extinção desde 2009 devido a redução de sua população global e pela destruição de seu habitat original.
O pavão-verde é geralmente mais silencioso do que o pavão indiano e os machos de algumas subespécies.
Características do pavão-verde
Os pavões-verdes são aves grandes, entre os maiores galiformes vivos em termos de tamanho total, embora mais leves do que o peru selvagem, o macho tem um comprimento total de 1,8–3 m, mas isso inclui sua cauda dobrada que mede 1,4–1,6 m.
Além disso, ambos os sexos do pavão-verde são similares em termos de aparência, especialmente na natureza.
No macho e na fêmea do pavão existe uma longa plumagem superior cobrindo a verdadeira cauda do animal.
No macho, esta plumagem estende-se por mais de 2 metros e é cheia de olhos, enquanto na fêmea cobre apenas a cauda.
Esta plumagem é mais pronunciada durante a época de reprodução e fora deste período é difícil distinguir os sexos à distância. As penas do pescoço e do peito de ambos os sexos são verdes iridescentes e lembram escamas.
Reprodução do pavão verde
Acredita-se que o pavão verde seja polígamo, mas ao contrário do pavão indiano, os machos são solitários e não abanam o rabo.
Em vez disso, os animais solitários são muito territoriais e formam haréns sem laços entre pares. No entanto, a teoria de que o macho é polígamo também contradiz as observações em cativeiro; Foi observado que pares deixados sozinhos sem interação humana eram altamente monogâmicos.
A grande semelhança entre os dois sexos também sugere um sistema de criação diferente daquele do pavão indiano.
Portanto, alguns autores sugeriram que os haréns vistos no campo são juvenis e que os machos não são polígamos. As fêmeas tendem a construir seus ninhos no chão e colocam entre 3 e 6 ovos colocar.
Alimentação
O pavão verde se alimenta de carrapatos e cupins, pétalas de flores, botões, folhas e frutos.
Comportamento
O pavão é uma ave que gosta de viver nas florestas, eles normalmente passam o tempo sobre ou perto do solo em gramas altas e juncos.
As unidades familiares ficam em árvores a uma altura de 10-15 m. Assim como os outros membros de seu gênero, o pavão verde pode até caçar cobras venenosas.
Habitat
O pavão verde é encontrado em uma variedade de habitats, incluindo florestas primárias e secundárias, florestas tropicais e subtropicais e florestas perenes e decíduas.
Eles também são encontrados sob o bambu, em pastagens, savanas, arbustos e ao longo das bordas das terras agrícolas.
Fotos do pavão-verde
Distribuição geografica
O pavão-verde é amplamente distribuído no sudeste da Ásia, do leste ao nordeste da Índia, no norte de Mianmar e sul da China, estendendo-se pelo Laos e Tailândia até o Vietnã, Camboja, Península da Malásia e as ilhas de Java.