Pega-bronzeada (Crypsirina temia) é uma especie de ave da família dos Corvidae que pertence ao gênero dos Crypsirina.
São aves de hábitos diurnos, que habitam a copa , entre cujos ramos se movem agilmente aos pares ou em pequenos grupos, usando as suas longas caudas para se equilibrarem, e descendo ao solo apenas esporadicamente para irem à casa de banho .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características da pega-bronzeada
A pega-bronzeada mede 31-33 cm de comprimento, pesando 114-145 g. São aves de aspecto robusto mas esguio, dotadas de cabeça arredondada com bico grande, robusto e ligeiramente curvado para baixo.
Asas pontiagudas e dedos, patas fortes e cauda longa (aproximadamente tão longa quanto o corpo) com a característica alargada, extremidade em forma de crescente.
A plumagem é preta sedosa na base do bico, na zona entre o bico e o olho, à volta deste e na testa: o resto do corpo é verde azeitona com tons de cinzento metálico, enquanto a cauda é enegrecida. marrom acima (e os remiges são da mesma cor ) e marrom metálico com tons laranja-avermelhados abaixo.
Característica dessas aves é o efeito metálico e brilhante da libré, que quando vista com pouca luz parece completamente preta. O bico e as patas são pretos, enquanto os olhos grandes são azul turquesa.
Habitat da pega-bronzeada
O habitat da pega-bronzeada é representado pela floresta tropical aberta com presença de clareiras gramadas e áreas menos densamente arborizadas (campos de corte, vilas, plantações) até 1000 m de altitude.
Distribuição geográfica
A pega-bronzeada povoa o Sudeste Asiático , em particular a espécie é difundida desde o leste da Birmânia até Tonkin através da Tailândia , sul de Yunnan e Laos.
Ao sul até o istmo Kra através de Annam , Cochinchina e Camboja (embora ausente na porção norte do último, bem como do nordeste adjacente da Tailândia): uma população disjunta também habita Java e Bali.
No passado, essas aves povoavam toda Tenasserime sul da Tailândia, chegando até Kedah e provavelmente até à península Malaia , no entanto actualmente a espécie já não parece estar presente nestas áreas.
Reprodução da pega-bronzeada
São aves monogâmicas , que nidificam entre abril e agosto. O ninho em forma de xícara é construído entre bambus ou arbustos, preferindo os espinhosos cercados por áreas gramadas abertas: no seu interior são depositados 2 a 4 ovos, que a fêmea incuba por cerca de quinze dias.
Enquanto o macho, entretanto, permanece de guarda perto do ninho e cuida da alimentação de sua companheira.
Alimentação da pega-bronzeada
As pegas-bronzeadas são aves onívoras , cuja dieta é composta maioritariamente por grandes insetos e outros invertebrados , mas também inclui bagas, frutos e outros materiais de origem vegetal.
Canto da pega-bronzeada
O grito é descrito como estridente e nada encantador. Ele emite vários chamados, mas muitas vezes ouve-se um gemido.