Pega oriental: características, reprodução, curiosidades e habitat
A pega oriental (Pica serica ) é uma espécie de ave que pertence a família corvidae, o pássaro é um símbolo comum da identidade coreana e foi adotado como o “pássaro oficial” de várias cidades, condados e províncias sul-coreanas;
A pega oriental pode ser encontrada do sudeste da Rússia e Mianmar ao leste da China, Coréia, Taiwan, Japão e norte da Indochina.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta ave é uma das mais inteligentes que existem em comparação com muitas outras espécies.
Características da pega oriental
A pega oriental é semelhante a pega euro-asiática, porém é um pouco mais encorpado, com uma cauda proporcionalmente mais curta e asas mais longas.
O dorso, a cauda e, particularmente, os remiges mostram uma forte iridescência azul- arroxeada com poucos ou nenhum tom de verde.
Além disso, a plumagem do dorso é maioritariamente preta, com poucos e muitas vezes escondidos vestígios da faixa branca que une as ombreiras brancas dos seus parentes.
Reprodução da pega oriental
Pouco se sabe sobre a reprodução desta ave, porem o que sabe é que ela costuma fazer seus ninhos nesses locais com paus e galhos em árvores altas ou cercas vivas.
Curiosidades
Existem algumas curiosidades sobre as pegas:
- O primeiro fato curioso sobre a pega está associada à má sorte, segundo a crença britânica, isto porque quando Jesus Cristo estava morrendo na cruz, este animal foi justamente o único que não veio consolá-lo, razão pela qual foi amaldiçoado por toda a eternidade.
- No entanto, na Escócia, acredita-se que quando uma pega para em uma janela é porque alguém na casa ou próximo das pessoas que a habitam vai morrer em breve.
- Já no China, as pegas são um símbolo de felicidade, e a sua tradução para o português seria “pega feliz”.
Habitat
A pega oriental habita lugares abertos ou semiabertos, como fazendas, bosques e jardins.
Fotos da pega oriental
Distribuição geografica
A pega oriental é encontrada desde o sudeste da Rússia e Mianmar até o leste da China, Coréia, Taiwan, Japão e norte da Indochina.