Pega verde de bornéu: características, habitat, reprodução, alimentação e canto
Pega verde de bornéu ( Cissa jefferyi ) é uma ave passeriforme da família dos corvos, Corvidae que pertence ao gênero dos Cissa .
Com um comprimento de corpo de cerca de 27-38 cm e um peso de 125 g, é um representante bastante pequeno e de cauda curta da cissa .
Como todas as espécies de seu gênero , possui plumagem verde esmeralda e máscara facial preta. A área de distribuição de Cissa jefferyi é limitada ao norte de Bornéu, onde habita as florestas da região serrana e montanhosa.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
As aves alimentam-se principalmente de invertebrados, que capturam em pequenos grupos no chão da mata e em galhos. A dieta é complementada por pequenos vertebrados. A época de reprodução da espécie é provavelmente em fevereiro.
Características do pega verde de bornéu
O pega verde de bornéu é um pequeno corvídeo com bico forte e pernas bastante curtas. Tem um comprimento de corpo de 27-38 cm e pesa cerca de 125 g. Corresponde em tamanho ao éster do arbusto ( C. thalassina ) e é um pouco menor que as outras espécies do gênero Cissa.
Não há dimorfismo sexual entre machos e fêmeas. As asas da espécie atingem um comprimento de 130-136 mm. Sua cauda tem 118–129 mm de comprimento, proporcionalmente mais curta que a do éster de caça ou de barriga dourada ( C. hypoleuca ), mas claramente mais longa que a do éster do mato.
O bico do pega verde de bornéu mede 32–37 mm de comprimento e 11–14 mm de altura. seu osso correndotem 38–42 mm de comprimento.
Em seu desenho de plumagem, o pega verde de bornéu mostra o padrão básico típico de Green Magpies: a plumagem da cabeça e do corpo, bem como os élitros e os topos das penas de controle são verde-maçã.
Quanto mais tempo eles são expostos à luz solar, mais eles desbotam para azul. Uma máscara facial preta se estende das rédeas até o pescoço, emoldurando os olhos dos pássaros.
Como a crista de penas do animal não cobre o pescoço, a máscara parece contínua, ao contrário do alqueire. As bandeiras internas e as pontas das penas do guarda-chuva são branco-esverdeadas e formam uma borda clara na asa dobrada.
Habitat do pega verde de bornéu
O pega verde de bornéu habita principalmente o interior montanhoso do norte de Bornéu. É uma ave sedentária e permanece em sua área de reprodução durante todo o ano. Sua área de distribuição está espalhada pelos estados da Malásia, Brunei e Indonésia .
O Monte Kinabalu marca aproximadamente o ponto mais ao norte da área artística. A partir daí, sua fronteira corre para sudoeste aproximadamente paralela à costa, mas a distribuição também mostra lacunas em alguns lugares.
No sudoeste, estende-se até o Monte Murud e mais a sudeste até o Planalto Usan-Apau. Seu limite sudeste é limitado pelo Monte Dulit ao sulmarcada, de onde corre de norte-nordeste novamente paralela à costa até ao extremo norte da ilha.
O artefato cobre essencialmente as terras altas de Bornéu e em nenhum lugar penetra na costa.Exatamente quais limites não foram explorados.
Coincide em grande parte com a distribuição da subespécie C. chinensis menor da pega, que ocorre quase exclusivamente nas terras baixas e cujo habitat não se sobrepõe ao da pega Kinabal, exceto no Monte Kinabalu. O tamanho total da área da espécie é estimado em 131.000 km².
Reprodução do pega verde de bornéu
Pouco se sabe sobre a biologia reprodutiva do pega verde de bornéu. Observações de filhotes recém-criados em abril sugerem que a época de reprodução é em fevereiro. Ninhos ou ovos não foram descritos até agora.
Alimentação do pega verde de bornéu
Nudibrânquios formam uma parte importante da dieta do pega verde de bornéu. Além disso, as aves costumam comer insetos e suas larvas, como lagartas de até 10 cm de comprimento ou insetos afins à luz que capturam ao redor de lâmpadas ao amanhecer.
Canto do pega verde de bornéu
Suas vocalizações são assobiando e murmurando e lembram as de pássaros canoros menores. Típicas do pega verde de bornéu são séries rápidas de assobios, nas quais três a cinco chamadas monossilábicas cada vez mais brilhantes e agudas são seguidas por uma sílaba mais profunda e acentuada de forma diferente.
Essas sequências de chamada consistem em swie ou pie, que também formam a base para vocalizações mais curtas e simples. O swie também pode ser ouvido como um swiiiiie fino e longo ou alternando com um grg gutural.