Peito-celeste ( Uraeginthus angolensis ) é uma especie de ave da família dos Estrildidae que pertence ao gênero dos Uraeginthus.
uma espécie comum de tentilhão estrildídeo encontrada na África Austral. Também é relativamente comumente mantido como um pássaro de aviário .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Características do peito-celeste
O peito-celeste tem rosto, peito, garupa e flancos azul-claros com partes superiores marrom-claras.
A fêmea é mais pálida que o macho e o azul está confinado à garupa, cauda, cabeça e parte superior do peito, sendo o restante da parte inferior marrom-claro. Medem de 12 a 13 cm de comprimento.
A chamada é um ‘see-see’ suave, muitas vezes repetido quando o pássaro voa pelas partes mais baixas do mato e arbustos.
Habitat do peito-celeste
O peito-celeste ocorre em uma variedade de habitats, mas geralmente prefere savana bem irrigada e semi-árida.
Particularmente onde crescem os espinhos guarda-chuva Vachellia tortilis , também ocupando crescimento natural em terras cultivadas, mopane Colosphermum mopane e bordas de floresta.
Reprodução do peito-celeste
Ambos os sexos constroem o ninho, uma estrutura oval com um pequeno túnel de entrada na lateral, construído com hastes de grama e inflorescências e forrado com penas.
O ninho é normalmente colocado entre a folhagem de um arbusto ou árvore, especialmente espinho guarda-chuva e arbusto foice Dichrostachys cinerea .
Eles se reproduzem durante todo o ano, mas a postura geralmente atinge o pico em janeiro, dois meses após o início das chuvas no sul da África.
O tamanho da embreagem está entre 2–7, a incubação é realizada por ambos os sexos e leva de 11 a 12 dias. Ambos os pais alimentam os filhotes com sementes de grama verde e cupins, até que emplumam após 17 a 21 dias.
Alimentação do peito-celeste
O peito-celeste come principalmente sementes de grama, que são retiradas das inflorescências . Isso é complementado com cupins e outros insetos.
Comportamento do peito-celeste
São aves diurnas, que vivem maioritariamente sozinhas, aos pares ou em pequenos grupos com menos de dez indivíduos.
Por vezes em associação com outras espécies congéneres ou semelhantes (como os ásteres do género Pytilia ): passam a maior parte do tempo na grama alta ou no chão, procurando comida.