Aves

Peito-Rosado-Rabilongo: características, habitat, reprodução, alimentação e canto

Por Thomas Jeferson, em 15/05/2023
habitat do peito-rosado-rabilongo

Peito-rosado-rabilongo (Carpodacus sibiricus) é uma espécie de ave da família dos tentilhões que pertence ao gênero dos tentilhões.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nossos leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

peito-rosado-rabilongo
peito-rosado-rabilongo

São aves de hábitos diurnos, que passam a maior parte do dia entre os arbustos ou galhos das árvores em busca de alimento, deslocando-se na maioria das vezes aos pares ou em pequenos grupos e mantendo contato contínuo entre si por meio de cantos trinados.

Características do peito-rosado-rabilongo

caracteristicas do peito-rosado-rabilongo
caracteristicas do peito-rosado-rabilongo

O peito-rosado-rabilongo mede 16–18cm de comprimento, pesando 16–26g. São aves de aspecto rechonchudo, dotadas de cabeça redonda com olhos grandes e bico cónico curto, asas alongadas e cauda longa (como se pode adivinhar pelo nome comum ) com ponta ligeiramente bifurcada.

No geral, sua aparência pode se assemelhar vagamente à de um chapim de cauda longa com cabeça de dom -fafe.

O dimorfismo sexual é bem evidente: os machos, de fato, apresentam coloração rosa-acinzentada na testa, vértice, nuca, sobrancelha, bochechas, garganta e flancos, enquanto a região entre as laterais do bico, as orelhas e a base do pescoço é vermelho-cereja.

Assim como o peito, barriga e garupa são da mesma cor, enquanto o dorso é castanho-acinzentado e as asas e cauda são castanho-escuro (o primeiro com coberturas com bordas brancas, bem como branco é a parte inferior ).

Habitat do peito-rosado-rabilongo

habitat do peito-rosado-rabilongo
habitat do peito-rosado-rabilongo

O habitat destas aves é representado por bosques folhosos (principalmente bétula e salgueiro ) com vegetação rasteira densa , bem como caniçais e áreas bem arborizadas.

Distribuição geográfica

O peito-rosado-rabilongo ocupa uma área bastante extensa, abrangendo boa parte do Turquestão , da Sibéria e da Ásia central e oriental , do Cazaquistão à Manchúria , bem como ao Japão e (com uma população separada ) também ao Tibete e à China central .

As populações que residem no norte da cordilheira tendem a ser migratórias , movendo-se para o sul durante o inverno para escapar da dureza excessiva do clima, enquanto as mais ao sul são geralmente residentes. Especialmente os jovens são muito móveis, alcançando até mesmo oEuropa em suas viagens.

Reprodução do peito-rosado-rabilongo

reproducao do peito-rosado-rabilongo
reproducao do peito-rosado-rabilongo

O ninho em forma de taça é construído pela fêmea sozinha (com o macho que esporadicamente fornece o material de construção) na bifurcação de um galho, bem escondido entre as folhas: é feito de galhos entrelaçados e fibras vegetais, e dentro dele é forrado com material mais macio, como folhas, musgo e penugem.

No interior, a fêmea põe de 4 a 6 ovos amarelados, com manchas laranja e marrom-avermelhadas especialmente presentes no polo obtuso: são incubados apenas pela fêmea (enquanto o macho fica de guarda perto do ninho, cantando para afastar qualquer intruso e levar cuidado de encontrar comida para si e para sua companheira) por cerca de duas semanas, ao final das quais os filhotes eclodemcego e sem penas.

Alimentação do peito-rosado-rabilongo

alimentacao do peito-rosado-rabilongo
alimentacao do peito-rosado-rabilongo

alimentos de origem vegetal (bagas, brotos, brotos, sobretudo de Prunus , Lonicera e Viburnum opulus) e às vezes também insetos e outros pequenos invertebrados.

Canto do peito-rosado-rabilongo

O chamado do peito-rosado-rabilongo é um trinado melódico, principalmente de três sílabas, que lembra um pouco o de um dunnock e é descrito como pi-ju-iin , su-wi su-wi swi-o tschi-wi-o .

Da mesma forma, um sit-it-it ou wid-wid-wid ascendente é proferido (amostra de áudio). A subespécie U. s. sanguinolentus emite um som suave e sibilante de hwit-hwot . A chamada de alarme lembra a do tentilhão.

A música (amostra de áudio) consiste em uma pequena estrofe de trinados ondulantes (por exemplo, wridida-wridide-wruidi ), que é repetida várias vezes. É comparada com as do crossbill (só que mais forte) e do dunnock .

https://www.passaro.org/wp-content/uploads/2023/05/Canto-do-peito-rosado-rabilongo.mp3?_=1
canto do peito-rosado-rabilongo
canto do peito-rosado-rabilongo
Sair da versão mobile