Pelicano-branco (Pelecanus onocrotalus) é uma ave da família do Pelecanidae, também conhecido como pelicano branco oriental, pelicano rosado ou pelicano branco.
Além disso, o pelicano-branco se reproduz no sudeste da Europa, passando pela Ásia e África, em pântanos e lagos rasos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhosa ave e origem.
Ave aquática grande com bico forte e bolsa na garganta amarelo-alaranjada, observe a pele rosada ao redor dos olhos que se estende até o bico.
Os juvenis têm plumagem mais marrom, com asas superiores e cabeça marrons, em comparação com os adultos. As pernas são rosa.
Em voo, apresenta penas de voo escuras que contrastam com o resto da asa, frequentemente visto pescando cooperativamente, nadando em um amplo arco para coletar peixes e depois colocá-los em sua bolsa.
Características do pelicano-branco
Pelicano-branco é uma ave que mede 140 a 180 cm de comprimento com um enorme bico rosa e amarelo, a plumagem é predominantemente branca, com um leve tom rosado no pescoço e uma base amarelada no antebraço.
Com relação as penas primárias são pretas, com hastes brancas nas bases, ocasionalmente com pontas mais claras e franjas estreitas, as penas secundárias também são pretas, mas com franja esbranquiçada.
As coberturas das asas superiores, sob as coberturas das asas e terços são brancas, a testa está inchada e a pele rosada envolve os olhos escuros e nus com íris marrom-avermelhadas a marrom-escuras, tem pernas carnudas amarelas e penas pontiagudas na testa, onde encontra o cúlmen.
Reprodução do pelicano-branco
A época de reprodução começa em abril ou maio nas zonas temperadas, é essencialmente o ano todo na África e vai de fevereiro a abril na Índia, um grande número desses pelicanos se reproduzem em colônias.
A localização dos ninhos varia: algumas populações nidificam em galhos de árvores, mas a maioria, incluindo todos os nidificantes na África, nidifica exclusivamente em arranhões no solo forrados com grama, galhos, penas e outros materiais.
Alimentação
A dieta do pelicano-branco é variada, embora as presas por excelência sejam as diferentes espécies de peixes de tamanho considerável, por outro lado, também podem comer crustáceos ou girinos.
Predadores
Predadores de ovos e filhotes de pelicanos incluem mamíferos como raposas, gaivotas, fragatas, corvos, skuas, águias pesqueiras africanas e cegonhas marabu.
Além disso, os adultos têm poucos predadores terrestres além dos humanos e nenhum predador marinho, no entanto, em algumas regiões da África, a predação terrestre ocorre à noite durante o poleiro, causada por chacais, hienas e leões.
Habitat
Na Europa o pelicano-branco habita lagos, deltas, marismas ou pântanos de água doce, desde que haja grande quantidade de pasto para nidificar e na África, pode ser encontrado em terras baixas e lagos de água doce ou alcalina.
Fotos do pelicano-branco
Distribuição geografica
Esta espécie pode ser encontrada na Etiópia, Tanzânia, Chade, norte dos Camarões e Nigéria na África, e foi observada ou relatada reprodução na Zâmbia, Botswana e África do Sul.