Início » Aves » Pelicano-branco-americano: características, reprodução, alimentação, curiosidades e habitat

Pelicano-branco-americano: características, reprodução, alimentação, curiosidades e habitat

pelicano-branco-americano

O pelicano-branco-americano (Pelecanus erythrorhynchos) é uma espécie de ave aquática da família Pelecanidae encontrada nos Estados Unidos, México e em países da América Central.

pelicano-branco-americano
pelicano-branco-americano

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.

Além disso, esta ave foi classificada por uma alemão naturalista chamado Johann Friedrich Gmelin no ano de 1789.

Ele nomeou o animal cientificamente com base em termos latinos e também com referências do grego, que se traduzido para o português brasileiro seria algo como Pelicano-de-bico-vermelho.

Características do pelicano-branco-americano 

características do pelicano-branco-americano
características do pelicano-branco-americano

pelicano-branco-americano é uma ave de grande porte com um comprimento total de 130-170 cm, dos quais uma parte saliente pertence ao bico, com relação a envergadura é de cerca de 240–300 cm e o peso varia entre 5 e 10 kg.

A plumagem desta espécie é quase toda branca, exceto as penas primárias e secundárias de vôo, pretas, pouco visíveis quando a ave está no solo.

Já o seu bico é longo e achatado, com um grande saco, e os filhotes imaturos têm plumagem cinza claro. No entanto, na época de acasalamento o bico assume uma cor laranja brilhante, assim como as íris , a pele ao redor dos olhos e os pés.

Vale lembrar que não há dimorfismo sexual relevante, exceto pelo tamanho diferente.

Reprodução pelicano-branco-americano 

O pelicano branco americano é fácil de encontrar com seus ninhos em vários locais, incluindo várias ilhas remotas, sejam de água doce ou salgada, principalmente aquelas localizadas no interior da América do Norte.

É muito comum os pelicanos construírem seus ninhos na região norte, principalmente no Rio dos Escravos.

Pelicanos nidificam em grandes grupos, os pares são monogâmicos por uma única temporada, mas o par de ligação se estende apenas para a área de nidificação, os parceiros são independentes do ninho.

As espécies que nidificam na terra se envolvem em um namoro comunal complexo, com um grupo de machos perseguindo uma única fêmea no ar, na terra ou na água enquanto apontam, boquiabertos e empurrando seus bicos um para o outro.

Espécies arborescentes têm um processo mais simples no qual os machos sedentários chamam as fêmeas, a localização do grupo de reprodução é limitada pela disponibilidade de uma oferta abundante de peixes para comer, apesar do grande aparato de forrageamento dessas aves.

Habitat

pelicano-branco-americano habitat
pelicano-branco-americano habitat

O pelicano-branco-americano é uma ave que habita as águas interiores de água doce e salobra da América do Norte.

Curiosidades 

Em 1997, mas precisamente no dia 22 de fevereiro, ocorreu pela primeira vez uma situação curiosa na Colômbia, foi na famosa ilha de San Andrés que ocorreu o furacão Marco, que ali esteve em novembro de 1996 e afetou a vida dos pelicanos.

Outra curiosidade interessante é o tempo de vida da ave, especificamente, esta espécie pode viver até 16 anos ou até um pouco mais em um ambiente natural, enquanto pode viver ainda mais em casas onde são criadas dentro de casa, com estudos mostrando expectativa de vida registrada em torno de 34 anos.

Alimentação

Essa espécie de pelicano caça seu próprio alimento, diferente de seus primos pelicanos marrons que buscam comida mergulhando na água,  o pelicano-branco-americano adora comer peixes e o caçam enquanto estão nadando.

Fotos do pelicano-branco-americano 

pelicano-branco-americano
pelicano-branco-americano
pelicano-branco-americano
pelicano-branco-americano
pelicano-branco-americano
pelicano-branco-americano

Distribuição geografica 

O pelicano-branco-americano pode ser encontrado no sul dos Estados Unidos e América Central, até o Panamá e Colômbia, já no inverno eles preferem passar pelo Golfo do México, no Pacífico, Flórida, mais ao centro da Califórnia.

Sou Graduado em ornitologia pela (UFRJ) Universidade Federal do Rio de Janeiro, sou um amante da vida natural, é focado em sempre levar boas informações aos leitores.