Pelicano-crespo: características, reprodução, alimentação, habitat e predadores
O pelicano-crespo (Pelecanus crispus) é uma espécie de pelicano, nativa do sudeste da Europa até o território chinês que pertence a familia Pelecanidae conhecido como pelicano-dálmata.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o pelicano-crespo é o maior membro da família dos pelicanos e talvez a maior ave de água doce do mundo, embora rivalize em peso e comprimento com os maiores cisnes.
Esta é uma espécie de aves elegante voadora, com envergadura que rivaliza com a dos grandes albatrozes, e seus bandos voam em graciosa sincronia.
Com um alcance que abrange grande parte da Eurásia Central, do Mediterrâneo no oeste ao Estreito de Taiwan no leste e do Golfo Pérsico no sul até a Sibériano Norte, é um migrante de curta a média distância entre áreas de reprodução e invernada.
Características do pelicano-crespo
O pelicano-crespo possui a aparência desgrenhada, de cor branco sujo em geral com uma crista desalinhada e ascendente e primárias pretas (proeminentes apenas em vôo).
O adulto tem uma bolsa laranja brilhante durante a época de reprodução, amarela durante o período de descanso.
Pode ser confundido com o pelicano malhado e o pelicano branco grande, mas tem uma combinação de íris pálida, bico limpo sem manchas e pernas cinzas.
Reprodução do pelicano-crespo
O pelicano-crespo pode ter menos inclinações sociais, esta espécie nidifica naturalmente em grupos relativamente pequenos em comparação com a maioria das outras espécies de pelicanos e às vezes pode até nidificar sozinha.
No entanto, pequenas colônias geralmente são formadas, que incluem regularmente mais de 250 pares (especialmente historicamente).
Ocasionalmente, os pelicanos-crespos podem se misturar com colônias de grandes pelicanos brancos, os locais de nidificação selecionados são geralmente ilhas em grandes massas de água ou tapetes densos de vegetação aquática.
Devido ao seu tamanho, esses pelicanos costumam pisar na vegetação ao redor de seus ninhos no subsolo lamacento, razão pela qual os locais de nidificação podem se tornar inaceitavelmente lamacentos após cerca de três anos de uso.
Alimentação
Este pelicano alimenta-se quase exclusivamente de peixes, espécies de presas preferidas podem incluir carpa, perca, rudd, enguias, peixe-gato, tainha e lúcio.
Habitat
O pelicano-crespo habita em rios comuns, extensas zonas húmidas e estuários, frequentemente em grandes bandos.
Predadores do pelicano-crespo
Os predadores do pelicano enrolado são relativamente mal compreendidos, embora as aves adultas não tenham predadores naturais, e os locais de nidificação geralmente fornecem predação limitada dos ninhos, embora mamíferos carnívoros que comem ovos e filhotes possam acessar os ninhos quando os níveis de água são baixos o suficiente para atravessá-los.
Fotos do pelicano-crespo
Distribuição geografica
O pelicano-crespo pode ser encontrada no sudeste da Europa até o território chinês, que privilegia habitats lacustres e fluviais.