Aves

8 Tipos de pelicano em ameaças de extinção

Por Alan Costa, em 13/02/2023
pelicanos em ameacas de extincao

Conheça algumas espécies de pelicano em ameaças de extinção. Além disso, os pelicanos são famosos por seu grande bico e tamanho que sempre vivem perto da água e estão atualmente em perigo devido a várias atividades humanas.

pelicanos em ameacas de extincao
pelicanos em ameacas de extincao

Ao todo existem 8 tipos de pelicanos e todos eles são aves com hábitos aquáticos, caracterizados em geral pelo bico alongado e pelo grande saco na garganta, com o qual capturam suas presas.

No entanto, para não impedir a passagem de peixes grandes, sua língua é minúscula.

Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas espécies de pelicano em ameaças de extinção.

Tipos de pelicano em ameaças de extinção

Pelicano-branco

pelicano-branco (pelecanus onocrotalus)
pelicano-branco (pelecanus onocrotalus)

O pelicano-branco (Pelecanus onocrotalus) é um tipo de pelicano em ameaças de extinção
ele possui vários predadores de ovos e de filhotes de pelicanos tais como, mamíferos, raposas, gaivotas, fragatascorvos, skuas, águias pesqueiras africanas e cegonhas marabu.

Além disso, o pelicano-branco possui a plumagem branca, embora tenha penas pretas nas asas, e o seu grande bico é amarelo brilhante, com tons de azul e vermelho na ponta, e suas patas também são amarelas.

Os espécimes adultos têm geralmente entre 149 e 175 centímetros de comprimento e pesam entre 5 e 15 quilos, e seu bico mede cerca de 28 a 47 centímetros de comprimento.

Na Europa, habita lagos, deltas, sapais ou pântanos de água doce, desde que haja pastagens suficientes para a nidificação. Na África, é encontrado em terras baixas e em lagos de água doce ou alcalina.

A pesca é uma actividade praticada entre as 8h00 e as 9h00 e durante o resto do dia esta ave escova e banha-se.

O pelicano-branco é uma espécie que não se encontra atualmente ameaçada, há uma grande população africana de aproximadamente 75.000 casais, no entanto, seus números diminuíram ligeiramente na Europa devido às atividades humanas.

Pelicano-crespo

pelicano-crespo (pelecanus crispus)
pelicano-crespo (pelecanus crispus)

O pelicano-crespo (Pelecanus crispus) possui a aparência despenteada é branco-acinzentado com uma crista desalinhada e elevada, ele frequenta rios, vastos pântanos e estuários, muitas vezes em grandes bandos.

pelicano-crespo  pode ser confundido com o pelicano-de-bico-pintado e o grande pelicano-branco, mas este tem íris pálida, bico sem manchas e pernas cinzentas.

Além disso, esta é uma espécie de pelicano em ameaças de extinção e entre as principais ameaças existentes estão a intensa exploração de estoques pesqueiros, colisão com linha aérea de energia e a caça, que é mais comum na Ásia Oriental.

Pelicano-australiano

pelicano-australiano (pelecanus conspicillatus)
pelicano-australiano (pelecanus conspicillatus)

O pelicano-australiano (Pelecanus conspicillatus) é nativo da Austrália, Indonésia, Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão e Timor-Leste, e eles residem em quase todas as áreas que abrigam uma abundância de peixes, mas seu habitat principal são as costas e os bancos de areia.

Além disso, o pelicano-australiano  tem envergadura de 2,3 a 2,5 metros, pode pesar de 4 a 6,8 quilos e tem o maior bico dentre qualquer ave, e o comprimento médio do bico dos machos é de 42 a 46 centímetros e nas fêmeas de 36 a 41 centímetros.

Este pelicano esta ameaças de extinção principais problemas dos pelicanos-australianos é o homem e seus anzóis de pesca, que podem rasgar a bolsa do pelicano.

As linhas de pesca também são um problema, pois as aves podem ficar emaranhadas em linhas abandonadas.

Pelicano-branco-americano

pelicano-branco-americano (pelecanus erythrorhynchos)
pelicano-branco-americano (pelecanus erythrorhynchos)

O pelicano-branco-americano (Pelecanus erythrorhynchos) é uma das maiores aves da América do Norte, que pode ter uma envergadura de 2,7 metros e tem uma grande capacidade de voo apesar de seu tamanho.

Além disso, essa espécie vive no interior durante a época de reprodução e se alimenta em lagos rasos, rios e pântanos.

No entanto,  suas colônias são vulneráveis a alterações e perda de habitat, acredita-se que sua população total tenha diminuído durante a primeira metade do século XX, mas desde a década de 1970 aumentou novamente.

Pelicano-peruano

pelicano-peruano (pelecanus thagus)
pelicano-peruano (pelecanus thagus)

O pelicano-peruano (Pelecanus thagus) é encontrado desde as costas e ilhas do Peru até o Chile, especialmente na área afetada pela Corrente de Humboldt.

Como outras espécies de pelicanos, caracteriza-se por seu grande tamanho, com envergadura de mais de 2 metros, a cabeça e o pescoço são esbranquiçados, embora na época de reprodução o dorso seja escuro, o bico longo é amarelado e avermelhado e os pés são cinza.

Suas populações são fortemente afetadas por El correntes Niño ou La. Niña, essas flutuações de temperatura fazem com que os peixes dos quais esses pelicanos se alimentam se afastem da costa ou nadem para maiores profundidades.

Pelicano cinzento

pelicano-cinzento (pelecanus rufescens)
pelicano-cinzento (pelecanus rufescens)

pelicano-cinzento (Pelecanus rufescens)  possui o comprimento de 1,2 a 1,5 metros e a sua envergadura é de 2,5 metros e ela pesa cerca de 4 a 7 quilos.

Além disso, a sua cor geral é o branco-acinzentado, com tons mais castanhos nos jovens e ligeiramente rosados no dorso e nas partes inferiores nos adultos.

pelicano-cinzento é encontrada na África ao sul do Saara, embora seja parcialmente migratória, esta espécie habita principalmente zonas úmidas de água doce, mas também pode ser encontrada em costas e ilhas no Mar Vermelho e no Oceano Índico.

Pelicano-pardo 

pelicano-pardo (pelecanus occidentalis)
pelicano-pardo (pelecanus occidentalis)

O pelicano-pardo (Pelecanus occidentalis) é uma espécie de pelicano esta ameaças de extinção isso ocorre ocasionalmente em colônias, e a predação de ovos e filhotes (geralmente filhotes pequenos são ameaçados, mas ocasionalmente até penas, dependendo do tamanho do predador) pode incluir gaivotas, aves de rapina (especialmente águias), crocodilos, abutres e outros corvos corvídeos.

São os pelicanos mais escuros de toda a lista, pesando de 2 a 5 quilos e medindo de 100 a 137 centímetros de comprimento e seu bico varia entre 25 e 38 centímetros de comprimento e eles têm uma envergadura média de 2 metros.

Pelicano-de-bico-pintado

pelicano de bico pintado (pelecanus philippensis)
pelicano de bico pintado (pelecanus philippensis)

O pelicano-de-bico-pintado (Pelecanus philippensis) só pode ser encontrada no sudeste da Ásia, onde as maiores populações remanescentes estão em países como Índia, Sri Lanka, sul do Camboja e de Sumatra ao longo das áreas costeiras.

Além disso, a sua plumagem é misturada com cores brancas e eles têm uma crista cinza-acastanhada bastante longa.

pelicano-de-bico-pintado esta listado como espécies quase ameaçadas pela IUCN, com aproximadamente 7.500 a 10.000 indivíduos vivos no momento.

Situação atual dos pelicanos

A relação entre pelicanos e humanos não foi pacífica ao longo da história, pois eles foram perseguidos por serem vistos como concorrentes da pesca comercial e recreativa. Por causa disso, muitas das espécies mencionadas aqui estão em estado de vulnerabilidade.

Especialistas dizem que o pelicano é geralmente afetado pelo declínio dos peixes, pesca excessiva ou poluição da água, destruição do habitat, linhas e anzóis de captura e contaminantes como DDT e Endrin, entre outros episódios, essas aves devem ser protegidas a todo custo.

Sair da versão mobile