Pelicano-peruano: características, reprodução, alimentação e habitat
Pelicano-peruano ( Pelecanus thagus) é um pelicano da familia Pelecanidae, ás vezes é considerado uma sub-espécie de pelicano-pardo.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, pelicano-peruano é nativo do Chile e Peru, as oito espécies vivas de pelicanos têm distribuições globais irregulares, variando em latitude dos trópicos à zona temperada, embora estejam ausentes do interior da América do Sul e das regiões polares e oceano aberto.
Como a maioria das aves aquáticas, tem dedos palmados, os pelicanos são encontrados em todos os continentes, exceto na Antártida.
Características do pelicano-peruano
O pelicano-peruano é uma ave que mede 1,5 metros, e as asas pode atingir uma magnitude que excede 2,28 metros, esta espécie p0ossui um grande bico amarelo com uma bolsa embaixo que utiliza para capturar e armazenar os peixes de que se alimenta.
Com relação a sua plumagem é marrom escura no dorso, enquanto a testa, o peito e o pescoço são brancos, a parte dorsal deste último fica marrom durante o período reprodutivo.
Reprodução do pelicano-peruano
O pelicano-peruano nidifica em ilhas ao largo da costa continental em praticamente todo o Peru e continua para o sul até o centro do Chile, a época de desova dura todo o ano, sendo a primavera e o verão os meses mais movimentados.
Este pelicano é a maior destas aves, pelo que poderá escolher os melhores spots, o ninho é um local no chão onde algum material pode ser adicionado, a embreagem usual tem dois a três ovos, ambos os pais incubam e cuidam dos filhotes.
Alimentação
Esta espécie de pelicano é uma ave piscívoro, que se alimenta principalmente de peixes.
Habitat
Geralmente mantido em ilhas rochosas perto do continente, muito comum nesta estação nos píeres e portos de sua região, em épocas de escassez são mais numerosos no litoral.
Os casos lá foram considerados raros, muitos deles se mudando para Lima, Peru, em bons momentos críticos, dentro da cidade, foram obrigados a buscar sua sobrevivência em lixões, comendo carniça.
Fotos do pelicano-peruano
Distribuição geografica
O pelicano-peruano é natural de correntes de Humboldt na costa do Pacífico da América do Sul, com relação a sua distribuição inclui a costa e ilhas próximas ao continente em quase todos Peru, continuando sul ao longo da costa para o centro do Chile.