Peneireiro-cinzento: características, habitat, reprodução, alimentação e comportamento
Peneireiro-cinzento( Elanus caeruleus ) é uma pequena ave de rapina diurna da família Accipitridae que pertence ao gênero Elano.
mais conhecida por seu hábito de pairar sobre pastagens abertas à maneira dos francelhos muito menores .
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Esta espécie paleártica e afrotropical foi por vezes combinada com o milhafre australiano ( Elanus axillaris ) e o milhafre branco ( Elanus leucurus ) da América do Norte e do Sul que juntos formam uma superespécie .
Características do peneireiro-cinzento
Este raptor de asas longas é predominantemente cinza ou branco com manchas pretas nos ombros, pontas das asas e faixa ocular. As longas asas de falcão se estendem além da cauda quando a ave está empoleirada.
Em vôo, a cauda curta e quadrada é visível e não é bifurcada como nas típicas pipas do gênero Milvus . Quando empoleirado, geralmente em arames à beira da estrada, muitas vezes ajusta suas asas e sacode a cauda para cima e para baixo como se para se equilibrar.
Os sexos são semelhantes em plumagem. Seus grandes olhos voltados para a frente colocados sob uma prateleira óssea que os sombreia é distinto; sua plumagem aveludada e pés zigodáctilos são características compartilhadas com as corujas e o gênero tem sido considerado como um grupo basal dentro dos Accipitridae.
Acredita-se que eles foram adaptados para viver em habitats de savana, onde ocorrem picos populacionais sazonais de roedores. Esses recursos alimentares também são favorecidos pelas corujas.
Habitat do peneireiro-cinzento
O peneireiro-cinzento é uma espécie principalmente de terras abertas e semi-desertos na África subsaariana e na Ásia tropical , mas tem uma base na Europa , na Espanha e em Portugal.
A variedade de espécies parece estar se expandindo no sul da Europa e possivelmente na Ásia Ocidental.
Os primeiros registros de reprodução na Europa foram na década de 1860 e, desde então, eles se tornaram mais difundidos e as populações estão aumentando. Acredita-se que as mudanças no uso da terra, particularmente agricultura e pastagem, ajudaram a espécie.
Várias populações geográficas foram nomeadas como subespécies e estas incluem a subespécie nomeada que ocorre na Espanha, África e Arábia . A subespécie vociferus é encontrada a leste desta faixa no sul da Ásia e no sudeste da Ásia.
Ao longo de Sumatra , Java , Bornéu e Filipinas , a subespécie hypoleucus (às vezes considerada uma espécie completa) inclui a população wahgiensis descrita da Nova Guiné.
A subespécie sumatranus nem sempre é reconhecida. O milhafre-de-rabo-branco e o milhafre-de-ombro-pretoforam anteriormente incluídos nesta espécie, mas desde então foram tratados como espécies separadas.
Reprodução do peneireiro-cinzento
O peneireiro-cinzento nidifica em diferentes épocas do ano em toda a sua extensão. Embora a nidificação tenha sido observada ao longo do ano na Índia, eles parecem não se reproduzir em abril e maio.
Os machos estabelecem territórios e os defendem da competição. As fêmeas se mudam para os territórios dos machos.
O ninho é uma plataforma solta de galhos em que 3 ou 4 ovos são colocados. A fêmea despende mais esforço na construção do ninho do que o macho. Os ovos são cremosos claros com manchas de vermelho escuro.
Ambos os pais incubam, mas quando os filhotes eclodem, o macho passa mais tempo procurando comida. As fêmeas inicialmente alimentam os filhotes, às vezes caçando perto do ninho, mas também recebem comida do macho.
Após a emplumação , os pássaros jovens continuam a depender da comida do pai macho por cerca de 80 dias, inicialmente transferindo comida no poleiro e depois no ar.
Alimentação do peneireiro-cinzento
alimenta-se de pequenos mamíferos (principalmente roedores ), vários pequenos pássaros ou filhotes de pássaros maiores e répteis (principalmente lagartos ). Ocasionalmente, insetos também estão no cardápio.
Comportamento do peneireiro-cinzento
O peneireiro-cinzento geralmente se reúnem em poleiros comunitários em grupos de 15 a 35 espécimes (os maiores grupos são encontrados na Europa ), que geralmente convergem para uma grande árvore frondosa .
Eles são extremamente silenciosos e as chamadas gravadas incluem um guincho muito agudo ou um apito grave . Eles ficam um pouco mais barulhentos, especialmente durante a época de reprodução.