Peneireiro-eurasiático: características, reprodução, alimentação e hábitos
Peneireiro-eurasiático (Falco tinnunculus) também conhecido como peneireiro-de-dorso-malhado, é uma ave falconiforme da família dos falconídeos.
Hoje no blog dos pássaros vamos trazer aos nosso leitores algumas informações sobre essa maravilhoso pássaro e origem.
Além disso, o peneireiro-eurasiático caracteriza-se pela capacidade de avistar acima de um determinado ponto do solo, ou seja, voar silenciosamente, comportamento que o ajuda a localizar e apanhar a sua presa.
Características do peneireiro-eurasiático
O peneireiro-eurasiático é uma ave de rapina de médio porte, ele tem o bico curto e curvo, asas e cauda comprida.
Além disso, a cabeça acinzentada, dorso e coberturas da face superior das asas castanhas avermelhadas muito listradas, contrastando com as penas de voo mais escuras.
Com relação a face superior da cauda cinzento azulada sem listras e cauda com uma barra terminal escura e larga.
Já a sua vocalização consiste em uma série rápida de sons curtos e agudos.
Reprodução do peneireiro-eurasiático
O peneireiro-eurasiático nidifica geralmente em ninhos velhos de corvídeos, nas árvores, cavidades rochosas ou mesmo em edifícios.
Além disso, a postura de 4 ou 5 ovos é incubada pela fêmea durante cerca de 28 dias e as crias são alimentadas por ambos os progenitores, estando prontas a voar após 28 dias.
Alimentação
Esta espécie de ave se alimenta de pequenos roedores, insetos e, por vezes, de pequenos répteis, rãs, vermes e pequenos pássaros.
Hábitos
Suas asas longas e pontiagudas permitem que ele voe com força, rapidez e agilidade, sua cauda é longa e as asas são arqueadas em forma de foice
Adapta-se bem a ambientes modificados pelo homem, principalmente terras agrícolas, mas diminui em regiões onde a agricultura mecanizada está aumentando
Distribuição geográfica
O peneireiro-eurasiático pode ser encontrado em toda Europa, Ásia ocidental e norte da África.
Além disso, espécie vagante no Brasil; pode ser um migrante regular em países vizinhos, oriundo do Norte.